Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
Not applicable

BI

Como é que o BI influencia na tomada de decisão ?


E qual a diferença entre a BI e sistemas de software ERP, CRM e outros?

Tags (1)
28 Replies
Not applicable

Re: BI

As informações ficam concentradas em poucos lugares, as tomadas de decisões são mais ageis, com poucos cliques voce sabe se está ganhando ou perdendo em cliente X, no erp voce iria precisar tirar relatorios e etc, ele facilita a tomada de decisão com as suas visões.

Not applicable

Re: BI

Pelo que entendi: A idéia de BI é dispor de todos os dados relacionados ao cliente e contatos + vendas + estatística + Históricos.


Por exemplo: Qual foi o sabor que mais deu lucro na região do ABC, descontando o município de Santo André, no período de 07/02/2010 até 12/08/2012, cujo representante de vendas deu descontos de no máximo 5% sobre um faturamento inferior a R$ X mensais?


E o que seria "humanamente" necessário de trabalho (mesmo com o Excel...) para realizar isso?


Not applicable

Re: BI

Exatamanete, o objetivo do ERP é o registro das operações. Reports, análises e cruzamento de informações deve-se partir para um BI, pela facilidade e pela oportunidade de fazer ele fazer o seu trabalho, apontando as oportunidades e deficiências sem que seja preciso gerar inúmeros relatórios, jogar no Excel, etc.

Not applicable

Re: BI

É mais ou menos assim:  um dado é como se fosse um cadastro de cliente, por exemplo: o endereço de um cliente, por exemplo, é um dado. Já uma informação é uma correlação entre vários tipos de dados: por exemplo, você saber que, dado o endereço de um cliente (se mora no Morumbi ou na Zona Leste) ele é mais ou menos propenso a comprar itens mais caros em um supermercado, por exemplo.


Você quer me dizer que a diferença entre uma ferramenta de BI e outros softwares como os que você citou do objeitvo de um ERP é justamente essa? ou seja,se o BI tem condições de reunir os dados encontrados nos ERP's e CRM's da vida para juntar informações? estar disponíveis nos famosos "cubos"?  que representam esses cruzamentos de dados?

Quero desenrolar nessa parte de conceito, um pouco confuso. Onde estou errando?

aderlanrm
Valued Contributor

Re: BI

Olá Rachel,

Algumas observações que julgo importante.

Business Intelligence vai além de farramentas, pode ser feita até com caneta e papel, vai dar um trabalhão, mas pode, durante muito tempo, muita gente fez exelentes análises com o Excel, não é à toa que esta a tanto tempo em praticamente todas as empresas e nas residências.

Quando você falou ali que dados é como o cadastro de um cliente, eu corrigiria para um conjunto de dados, e em endereço também, é um conjunto de dados.

Quando você disse que por morar em um determinado endereço é propenso a compra itens mais caros, não está relacionado aos dados, e sim a conhecimento, abaixo tem uma piramide muito conhecida com a hierarquia dos dados.

Piramide - Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria.png

Eu gosto de usa data/hora como exemplo:

Dado 1: 10

Dado 2: 4

Dado 3: 1995

Dado 4: 15

Dado 5: 30

Observe que todos são dados, mas não há nenhuma informação, podemos julgar, ou interpretar, mas puro e simples, não significa nada.

Incluindo mais alguns dados:

Conjunto de dado 1: Dia 10

Conjunto de dado 2: Mês 4

Conjunto de dado 3: Ano 1995

Conjunto de dado 4: 15h

Conjunto de dado 5: 30min

Observe que agora, não se refere mais a um dado, e sim um conjunto, dia 10, é uma informação, assim como os outros.

Acrescentando mais um conjunto de dados teremos mais informações e chegaremos ao conhecimento:

Informação 1: João nasceu em 10/4/1995 as 15h30.

Informação 2: Geração Z são os que nasceram entre 1991 e 1999

Agora temos o conhecimento de que o João é da geração Z.

O mais complexo e a sabedoria, pois seria o conjunto de conhecimentos, mas eu particularmente tenho certa dificuldade de distinquir o conhecimento da sabedoria.

Tenho muito o que estudar ainda...

Espero que ajude!

Abraço.

aderlanrm
Valued Contributor

Re: BI

Esqueci de dizer:

Com a informação 1, temos muitos outros conhecimentos, como por exemplo a idade, se é jovem ou velho, se está ou não estudando, se pode ter carteira de habilitação ou não... e por ai vai.. é ai que entra ferramentas como o QlikView, proporcionando que o analista cruze várias informações gerando conhecimento e até sabedoria, o que estão chamando de Business Discovery.

Já escrivi demais... Rsrsrsrsrs...

Abraço.

Not applicable

Re: BI

Entendi bem a sua explicação, ficou claro. Mas, você quer dizer que sem a informação você não tem condições de tomar decisões?


sem eu te dizer o destino.. você consegue traçar a melhor rota ?


você quer dizer o seguinte: se você tem a informação , você sabe para onde ir e para onde não deve ir, que é o caso : a melhor rota?

aderlanrm
Valued Contributor

Re: BI

Olá Rachel,

A tomada de decisão acontecerá sempre, com ou sem informações, muitas vezes com informações equivocadas, ou seja, uma decisão tomada com falta de informação é mais válida do que uma decisão tomada por informações falsas/equivocadas.

Tomando o seu exemplo, da rota, é ai que entra o diferencial do profissional de BI, achar alguém que faça um gráfico de barras, pizza, velocimetro, é muito fácil, tem passo a passo na internet para isso, não precisa nem de QlikView para isso, pode ser feito em qualquer ferramenta, até manualmente, mas achar um profissional que diga o porquê das barras e não as linhas, o porquê de cores no indicador... ou seja, porque a rota A é melhor que a B é que é difícil.

Apesar da responsabilidade da decisão ser do gestor, a responsabilidade de informações corretas para essa decisão é do analista, acredito inclusive que por isso a QlikTech se preocupe tanto em fazer um BI para usuários, para que o responsável pela decisão tenha uma ferramenta confiável de informações para auxiliar na sua rota.

É por isso que o conhecimento do negócio e os usuários são tão importantes, para que o analista possa adequar os termos para cada um, como por exemplo, o valor vendido para empresa é o valor pago pelo cliente, ou seja, valor vendido, valor comprado, mas é o mesmo dado, para usuários diferentes. Se estiver na tela do gestor, é valor vendido, se estiver na área do cliente é valor comprado.

Abraço.

Not applicable

Re: BI

Entendi mais ou menos.

Você quer dizer que a informação é relativa à melhor rota?

Ou seja, a informação me dá melhor condição de tomar a melhor decisão ?