Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
antoniodneto
Contributor

Cálculo através de datas

Olá

Poderiam me ajudar?

Tenho uma tabela dinâmica com valores em % por datas, exemplo abaixo:

201707     201708     201709     201710

3%          4%              5%          8%

Eu gostaria de fazer um cálculo onde a conta fosse 201710(8%)/201707(3%), como se eu usasse o valor da data/data(mes-3).

Existe essa fórmula?

Aproveitando como posso fazer para essa minha tabela mostrar apenas os 12 meses mais recentes, o mês atual -11?

Muito obrigado.

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rogerioalmeida
Contributor

Re: Cálculo através de datas

Antônio,

Poderia tentar algo parecido com isso.

Sum({$<[Ano/Mês]=, [Mês/Ano]=, Ano=, Mês =, [Data da Fatura] = {">=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0)) <=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0))"}>}[Fatura])

/

Sum({$<[Ano/Mês]=, [Mês/Ano]=, Ano=, Mês =, [Data da Fatura] = {">=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),-3)) <$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0))"}>}[Fatura])

Com isso você terá a soma do mês dividido pelo acumulado de 3 meses, se não for isso só altera a qtd de meses que você precisa, para ter a informação diariamente é só colocar o campo Data como dimensão.

Só altera os campos para os seus.

Espero ter ajudado.

5 Replies
Employee
Employee

Se for sempre a 1a coluna a função First() traz o que você precisa

Veja exemplo anexo, por favor

antoniodneto
Contributor

Clever,

Não deu certo.

O cáculo será sempre o mês dividido pelo m-3 desse mês, preciso fazer essa visão entre todas as datas.

thiago_pinho
New Contributor III

Seu Objetivo então é mostrar:

201707     201708     201709     201710     Medida

3%          4%              5%          8%             0.08/0.03

??

rogerioalmeida
Contributor

Antônio,

Poderia tentar algo parecido com isso.

Sum({$<[Ano/Mês]=, [Mês/Ano]=, Ano=, Mês =, [Data da Fatura] = {">=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0)) <=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0))"}>}[Fatura])

/

Sum({$<[Ano/Mês]=, [Mês/Ano]=, Ano=, Mês =, [Data da Fatura] = {">=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),-3)) <$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0))"}>}[Fatura])

Com isso você terá a soma do mês dividido pelo acumulado de 3 meses, se não for isso só altera a qtd de meses que você precisa, para ter a informação diariamente é só colocar o campo Data como dimensão.

Só altera os campos para os seus.

Espero ter ajudado.

Employee
Employee

m-3 ou a terceira coluna à esquerda?