Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Gabrielsantana
Contributor
Contributor

Cálculo de Média

Boa noite, colegas,

 

Sou novo no Qlik e sense e tenho dúvidas em relação ao cálculo de uma média, é o seguinte, eu tenho tabela carregada com numero populacional (anual) e um gasto(anual). Gostaria de tirar uma média para saber qual meu gasto per capita anual, alguém poderia me ajudar?

11 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Boa noite Gabriel.

Acredito que uma forma tranquila de se fazer isso é vc criar um campo gastoPerCapita em seu script de carga, onde seria basicamente numeroPopulacional / gasto.

Após isso, basta vc criar uma measure mediaGasto = AVG(gastoPerCapita)

Bom, espero ter ajudado 😉

Gabrielsantana
Contributor
Contributor
Author

Perdão a ignorância, mas eu ainda estou aprendendo a entender a linguagem do programa, você poderia ser um pouco mais detalhista na sua explicação, o que seria carga ou measure, ou, se for o caso você pode me apresentar algum artigo/tutorial que trate do assunto?
rphpacheco
Creator III
Creator III

Tranquilo Gabriel, vamos lá 😉

Você provavelmente está lendo estes dados de alguma fonte (.csv, .xls, banco de dados ou tabela web) certo?

Então, esta leitura dos dados gera um script em seu arquivo .QVW, onde ele deve apresentar algo do tipo: 

<nome_da_sua_tabela>:
LOAD
numeroPopulacional,
gasto
FROM <path>;

Então, quando me refiro em carga é justamente na declaração deste script (obs: estou contando com possibilidade de vc ter acesso ao modo de edição de script no arquivo QVW gerador das suas analises, certo?).

Sendo assim, basta você adicionar mais um campo nesta tabela, o que ficaria mais ou menos assim (digo isto, pois não sei o nome correto dos seus campos):

<nome_da_sua_tabela>:
LOAD
numeroPopulacional,
gasto,
gasto / numeroPopulacional as gastoPerCapita
FROM <path>;