Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luis_lorenzo
Contributor III
Contributor III

Cálculo de Soma de Média

Bom dia,

Estou tentando realizar a soma de uma média no Qlikview, utilizando para isto a opção de Mostrar Subtotais.

O que ocorre é que a coluna que necessito obter o subtotal é uma coluna de Cálculo de Média. No meu caso:

num(num(Sum({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)}, [Motivo Excl. Item Conta]={'ND'}>} if(IsNull([Vl. Item Atendido]),0,[Vl. Item Atendido])),'###.###.###.###,##')/

num(Count({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)},[Motivo Excl. Item Conta]={'ND'} >}DISTINCT([Nr. Atendimento Contagem])), '####.###.###.###'),'###.###.###.###,##')

O que acontece é que no final quando quero os Totais, o qlik esta trazendo uma média dos valores acima calculados, porém necessito do total deles. qual procedimento poderia efetuar neste caso.

Segue imagem da aplicação:

Agradeço se me auxiliarem, até porque vou precisar do total para realizar o cálculo de participação de cada valor no total depois.

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Luis, na tabela dinâmica o subtotal sempre respeitará a conta que esta realizando na expressão. Imagine que o cálculo é refeito como se não houvesse dimensão a ser analisada.

Para que o subtotal faça uma conta diferente da expressão, no caso um somatório, você deverá utilizar o AGGR em sua expressão.

Por exemplo:

SUM(AGGR(

num(num(Sum({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)}, [Motivo Excl. Item Conta]={'ND'}>} if(IsNull([Vl. Item Atendido]),0,[Vl. Item Atendido])),'###.###.###.###,##')/

num(Count({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)},[Motivo Excl. Item Conta]={'ND'} >}DISTINCT([Nr. Atendimento Contagem])), '####.###.###.###'),'###.###.###.###,##')


,DIMENSAO1_DA_TABELA,DIMENSAO2_DA_TABELA))

Em dimensão, você deve substituir por todas as dimensões utilizadas na sua tabela dinâmica.

View solution in original post

2 Replies
nicolett_yuri

Luis, na tabela dinâmica o subtotal sempre respeitará a conta que esta realizando na expressão. Imagine que o cálculo é refeito como se não houvesse dimensão a ser analisada.

Para que o subtotal faça uma conta diferente da expressão, no caso um somatório, você deverá utilizar o AGGR em sua expressão.

Por exemplo:

SUM(AGGR(

num(num(Sum({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)}, [Motivo Excl. Item Conta]={'ND'}>} if(IsNull([Vl. Item Atendido]),0,[Vl. Item Atendido])),'###.###.###.###,##')/

num(Count({$<[Dt. Entrada Atendimento] = {$(V_Dt_Filtro)},[Motivo Excl. Item Conta]={'ND'} >}DISTINCT([Nr. Atendimento Contagem])), '####.###.###.###'),'###.###.###.###,##')


,DIMENSAO1_DA_TABELA,DIMENSAO2_DA_TABELA))

Em dimensão, você deve substituir por todas as dimensões utilizadas na sua tabela dinâmica.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Um ponto a mais, não tem sentido um Num() dentro de outro Num(). Essa função de formatação pode ser feita só no final para formatar conforme desejado