Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
chicoparisi
New Contributor II

Cálculo de parcelas

Pessoal, bom dia! Vejam se podem me ajudar por gentileza:

Tenho na planilha "VENDAS" as colunas :

Load

"N° de parcelas",

"Primeira Parcela",

"Valor"

Onde indica a quantidade de parcelas que foi realizada a venda, a Data da Primeira Parcela e o valor TOTAL da venda.

Gostaria de ter por data de acordo com a quantidade de parcelas o valor que tá previsto para aquele mês..

Exemplo:

Valor     N° de parcelas     Primeira Parcela

900              3                    01/03/2018

Gostaria do resultado:

300  01/03/2018

300  01/04/2018

300  01/05/2018

É possível ?

Tags (1)
3 Replies
thiago_justen
Valued Contributor III

Re: Cálculo de parcelas

Francisco, acredito que seja mais confortável que o seu sistema de origem dos dados gere essa informação. Contudo, se não for uma realidade no seu caso (o seu sistema de origem não possua essa informação) deixe-me saber para que tentemos algo viável nesse sentido.

Se tiver um app de exemplo ajudaria muito.

Mas reitero, criar novos "campos", se é que posso dizer assim, não me parece a real atribuição dos sistemas de BI.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
WhatsApp: 24 98152-1675
mario_sergio_ti
Valued Contributor

Boa noite meu amigo Francisco, a quanto tempo... tudo joia?

Pelo o que entendi... Vamos lá...

As métricas seriam algo do tipo:

Valor:

Sum(Valor)

Nº de parcelas:

Max([N° de parcelas])

Primeira Parcela:

Date(Min([Primeira Parcela]))

Para não agrupar todas as vendas, recomendo incluir dimensão/agregador que represente o identificador da venda, exemplo:

NotaFiscal/Documento/...

Então seria as métricas segmentadas pela dimensão;

Ou/e poderá realizar o controle de qual/quais documento(s) de venda(s) deseja visualizar, através de filtros... Depende do que você precisa (requisitos) e das informações que você tem.

Para sermos mais assertivos, recomendo se possível, um exemplo da aplicação/dados conforme recomendado pelo nosso amigo thiago.justen

MVP
MVP

Francisco,

conforme o thiago.justen‌ e o mario.sergio.ti‌ falaram, faltam algumas informações. Por exemplo, o prazo entre as parcelas serão sempre 30 dias?

Mas para tentar ajudar, mesmo não tendo todas as informações e ou mesmo um modelo exemplo,

da para fazer na carga a criação das parcelas (  usando o iterno()   )

Entao usei o seu exemplo e criei outras linhas (o valor 900 seria o seu exemplo e os outros eu criei)

QlikView x64 - [C__tmp_Cria Parcelas.qvw]---2018-02-18 11_10_09.png

Então, criando novos registros a partir da data da primeira parcela, sendo que as novas parcelas são criadas a cada 30 dias, ficando com um novo campo, Data Parcela, que tem a data que poderia ser usado para saber quanto tem a receber de todos os lançamentos

QlikView x64 - [C__tmp_Cria Parcelas.qvw]---2018-02-18 11_11_51.png

com todos os registros dos exemplos, veja que o ultimo gráfico tem um total mensal das parcelas daquele mes

QlikView x64 - [C__tmp_Cria Parcelas.qvw]---2018-02-18 11_06_37.png