Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Duck
Contributor II
Contributor II

Calcular Média

Bom dia!

Sou, iniciante e se alguém puder me ajudar, ficarei muto grato.

Segue meu Exemplo e Problema.

ano | vendedor | total de de vendas | produto | Média num Determinado Período | Comparação
2015 | Paulo | 1000 | Feijão  | 850 | -150
2015 | Paulo | 900 | Farinha  | 910 | 10
2016 | Carlos | 550 | Leite  | 600 | 50


Essa Simulação é dos Dados da carga.
Preciso agora que apareça no gráfico "Tabela" ou no script de carregamento, uma média de vendas por vendedor num determinado Período, Que Precisa vir de uma variável, por produto, e em outra coluna, uma comparação dessa média com a coluna do total.

Obrigado!

1 Solution

Accepted Solutions
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia amigo,

para criar a coluna com a venda media vc pode usar algo assim

avg({<Produto={'Feijão'},Data={">=$(=(Min(Data)))<=$(=(Max(Data)))"}>} [total de vendas])

O intervalo que vc diz vai depende de como está seu campo de data, neste caso estou pegando da menor data até a maior, teria que mudar conforme vc precisar.

Não entendi o esse "tem que vim de uma variável" 

Para a coluna do comparativo você pode usar a expressão anterior com um  sum([total de vendas]), se vc precisar compara com o total geral sem ser dimensionado por vendedor sum( Total [total de vendas])

View solution in original post

3 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia amigo,

para criar a coluna com a venda media vc pode usar algo assim

avg({<Produto={'Feijão'},Data={">=$(=(Min(Data)))<=$(=(Max(Data)))"}>} [total de vendas])

O intervalo que vc diz vai depende de como está seu campo de data, neste caso estou pegando da menor data até a maior, teria que mudar conforme vc precisar.

Não entendi o esse "tem que vim de uma variável" 

Para a coluna do comparativo você pode usar a expressão anterior com um  sum([total de vendas]), se vc precisar compara com o total geral sem ser dimensionado por vendedor sum( Total [total de vendas])

Duck
Contributor II
Contributor II
Author

Valeu pela ajuda, começou a me dar uma ideia.

Deixa só eu fazer um complemento, quando eu citei que tinha que vir de uma variável é porque o período a ser calculado pode variar de um Vendedor para outro. Neste caso eu pensei em fazer o calculo na variável e trazer para a analise.

Exemplo

2015 | Paulo | 1000 | Feijão  | 850 | -150 
2015 | Paulo | 900 | Farinha  | 910 | 10 

Tem como eu fazer esse calculo sem fazer nenhum filtro?

nesse casso aí a cima ele teria que calcular a duas médias para o mesmo vendedor só que com intervalos diferentes, por causa dos produtos que são diferentes.

é como se fosse uma analise para linha da tabela, sem fazer os filtros.

Obrigado!

RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom daria para usar um if para determinar isso porem você teria que fazer um filtro manual de cada item.