Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Calcular Ticket Médio no Script

Boa tarde,

estou com o seguinte problema;

Instalei a extension DeltaViz, para poder demonstrar ao cliente, quais unidades dele estão com o valor do Ticket Médio abaixo ou acima da Meta de 350,00, considerando que só irá somar o valores de Consultas e Exame divido pela quantidade de Consultas.


uso a formula abaixo nas tabelas para calcular, mas queria fazer isso no script

sum({$<tipo_dimitem={Consulta,Exame,Consultas,Exames}>}VlTotal)/sum({$<tipo_dimitem={Consulta,Consultas}>}quantidade)


carrego as seguintes tabelas


DW_FatoPedido:

Load

id_pedido,

id_item,

partic_valor_comissao,

conv_valor_comissao,

(partic_valor_financeiro+conv_valor_financeiro) as VlTotal,

quantidade

FROM "OLAP_001604"."DW_FatoPedido"


DW_DimITem:

LOAD id_item,

grupo_dimitem,

tipo_dimitem,

item_dimitem,

id_item_gerado_dimitem

FROM "OLAP_001604"."DW_DimITem"


Quando jogos os valores dentro da extension DeltaViz ela trava, e isso só acontece quando uso setAnalysis, sem ele não trava, por isso a ideia de fazer o calculo no Script, alguém poderia me ajudar nesta questão?



Labels (2)
6 Replies
rogerioalmeida
Creator
Creator

Luiz,

Eu não conheço essa extensão, mais uma ideia para ver se seu set analysis esta funcionando, é colocar em um gráfico padrão e se estiver correto tenta abrir um help com o cara da extensão.

Anonymous
Not applicable
Author

Francisco boa tarde,

O Set Analysis esta funcionando, meu problema é na extension, uma saída seria fazer o calculo via script, mas meu conhecimento é pouco ainda para resolver isso.

O desenvolvedor dela demorar para responder já mandei mensagem para ele

rogerioalmeida
Creator
Creator

Luiz,

Entendi.

Isso que esta precisando para fazer no script é possível mais acredito que falando assim eu possa acabar atrapalhando um pouco, mais vou tentar hehehehe.

Acredito que a primeira coisa a se fazer é colocar os campos na mesma tabela, pois pelo que entendi seu Set Analysis você faz filtros em uma tabela e busca o valor em outra, para que isso funcione no script terá que estar tudo na mesma tabela, pra isso é interessante uma analise melhor mais tem alguns links ai que pode ajudar.

http://help.qlik.com/pt-BR/sense/3.1/Subsystems/Hub/Content/Scripting/combine-tables-join-keep.htm]ApplyMap  - função de script ‒ Qlik Sense

The Table Viewer

Don't join - use Applymap instead

Clever_Anjos
Employee
Employee

O problema de fazer esse cálculo no script é que o valor ficaria 'congelado', não sendo afetado por outros filtros.

Ajuste por favor a sintaxe, talvez esteja relacionado

sum({<tipo_dimitem={'Consulta','Exame','Consultas','Exames'}>}VlTotal)/

sum({<tipo_dimitem={'Consulta','Consultas'}>}quantidade)

Se não der certo, crie esses flags na sua carga e mude a expressão

DW_DimITem:

LOAD id_item,

grupo_dimitem,

tipo_dimitem,

item_dimitem,

id_item_gerado_dimitem

FROM "OLAP_001604"."DW_DimITem"

m1:mapping load tipo_dimitem,1 resident DW_DimITem where match(tipo_dimitem,'Consulta','Exame','Consultas','Exames');

m2:mapping load tipo_dimitem,1 resident DW_DimITem where match(tipo_dimitem,'Consulta','Consultas');

DW_FatoPedido:

Load

id_pedido,

id_item,

applymap('m1',id_item,0) as f1,

applymap('m2',id_item,0) as f1,

partic_valor_comissao,

conv_valor_comissao,

(partic_valor_financeiro+conv_valor_financeiro) as VlTotal,

quantidade

FROM "OLAP_001604"."DW_FatoPedido";

Dai sua expressão fica:

sum({<f1={'1'}>}VlTotal)/sum({<f2={'1'}>}quantidade)

Ou então

sum(VlTotal*f1)/sum(quantidade*f2)

Anonymous
Not applicable
Author

Clever retornou zerado

Clever_Anjos
Employee
Employee

Qual das duas opções?

Se possível anexe então uma amostra da sua aplicação