Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Ricardo_Regis
Contributor
Contributor

Calcular a diferença de dois campos direto no script

Prezados, boa noite,

Eu preciso calcular a diferença entre um campo "Dt. Pagamento" e "Dt. Cadastro". Estes campos são de tabelas diferentes e possuem um ID como único conector. Vale ressaltar que eu posso ter 100 cadastros, mas somente 50 pagamentos. Para obter um range  de quanto tempo eu demoro para pagar, precisa dessa diferença. 

Eu tentei fazer da seguinte maneira direto na dimensão e não deu certo, pois os resultados apresentaram mais quantidades pagas do que realmente teve. Acredito que fazer o cálculo no script seja mais fácil.

 

Cálculo utilizado na dimensão:

=If ([Data Pgto]-DATA_CADASTRO<90,'a-) < 3 meses',
if([Data Pgto]-DATA_CADASTRO<180,'b-) 3 meses <> 6 meses',
if([Data Pgto]-DATA_CADASTRO<360,'c-) 6 meses <> 1 ano',
if([Data Pgto]-DATA_CADASTRO<720,'d-) 1 ano <> 2 anos',
'e-) > 2 anos'))))

Cálculo na medida: Count([Data Pgto])   --> deixei a data e não o ID pois estava me retornando até o que não tinha pagamento.

Abaixo, seguem os dois scripts que contêm esses campos, minha ideia era criar esse campo direto na tabela de pagamentos.

Espero que possam me ajudar, é um mega desafio mexer com isso sendo do jurídico haha

Ricardo_Regis_0-1592428240430.png

Ricardo_Regis_1-1592428331158.png

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Para fazer esse cálculo no script, as duas colunas precisam estar na mesma tabela. Como no seu caso não estão, então primeiro você precisa juntar essas duas tabelas (JOIN) e depois fazer a operação que deseja. O ponto de atenção para fazer JOIN é verificar se vai ocorrer duplicidade de valores após o JOIN, pois não sabemos se a relação entre elas é 1:1 ou 1:N ou N:N.

 

Caso não queira fazer esse cálculo diretamente no script, poderá fazer em um gráfico qualquer, pois no gráfico você poderá fazer operações envolvendo campos que estão em tabelas diferentes.

 

 

 

 

View solution in original post

2 Replies
Ben-Hur
Contributor
Contributor

Ricardo,

Boa noite, espero que esteja bem,

Eu tive essa dificuldade que você teve e não consegui criar no código essa subtração...você já tentou fazer essa subtração na tabela (analysis) ?

 

Att,

nicolett_yuri

Para fazer esse cálculo no script, as duas colunas precisam estar na mesma tabela. Como no seu caso não estão, então primeiro você precisa juntar essas duas tabelas (JOIN) e depois fazer a operação que deseja. O ponto de atenção para fazer JOIN é verificar se vai ocorrer duplicidade de valores após o JOIN, pois não sabemos se a relação entre elas é 1:1 ou 1:N ou N:N.

 

Caso não queira fazer esse cálculo diretamente no script, poderá fazer em um gráfico qualquer, pois no gráfico você poderá fazer operações envolvendo campos que estão em tabelas diferentes.