Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Calculo com Variáveis

Bom dia, tenho uma situação na empresa onde temos um calendario de auditoria, nesse calendario eu tenho o numero da loja, o mes de janeiro a dezembro e uma coluna falando se tem auditoria ou não.

Preciso que quando tiver 'N' o sistema pegue o faturamento do mes e calcule 0,30% (este valor deve ser negativo), quando o mes for 'S' o sistema some o faturamento calcula todo o faturamento dos meses anteriores com 'N' e devolve os 0,30% (valor positivo) e na terceira situação é quando tiver 'A' ele não faz nada. Até aqui eu consegui tanto com a formula abaixo quanto com a GetPossibleCount (que não entendi muito bem), minha dificuldade é que ao selecionar uma ou mais lojas com situação diferente de auditoria o sistema traz o valor zerado, como resolver isso? Eu preciso tirar esse resultado selecionando várias lojas e vários meses. alguma ideia?

=num(

if(Auditoria='S',

  (Sum( {$<Auditoria={'S'}, mes_numero>} valorvenda_v))*0.0030

  ,

if(Auditoria='N',

  ((Sum( {$<Auditoria={'S'}>} valorvenda_v))*0.0030)*-1, 0)

  )

  ,'R$###.##0,00')

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

A expressão abaixo resolve seu problema de selecionar mais que uma loja

num(sum(aggr(
if(Auditoria='S',
Sum( {$<Auditoria={'N'}, id_tempo>} venda)*0.0030
,
if(Auditoria='N',
(
Sum( {$<Auditoria={'N'}>} venda)*0.0030)*-1, 0)
),
id_unidade))
,'R$###.##0,00')

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Acredito que com Set analysis seja possível.

Poste um exemplo de seus dados para te ajudar

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se possível poste um qvw com os dados embaralhados para podermos auxiliar.

A resposta correta depende da modelagem dos seus dados

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Boa tarde, ja agradeço pela ajuda,

no exemplo que segue a loja 021 desconta um valor de 0,30% do seu faturamento pois ela não teve auditoria até o mes 10, então selecionando os meses o campo TOTAL PERDA fica um valor negativo que será descontado do total. No mes 11 ela teve auditoria e todo o valor dos meses anteriores é somado e no mes 12 não acontece nada.

A loja 024 não teve auditoria o ano todo, portanto o valor de perda é zerado. Selecionando as duas lojas, eu tenho o resultado sempre zero e não a soma das duas lojas que seria o correto.

Clever_Anjos
Employee
Employee

A expressão abaixo resolve seu problema de selecionar mais que uma loja

num(sum(aggr(
if(Auditoria='S',
Sum( {$<Auditoria={'N'}, id_tempo>} venda)*0.0030
,
if(Auditoria='N',
(
Sum( {$<Auditoria={'N'}>} venda)*0.0030)*-1, 0)
),
id_unidade))
,'R$###.##0,00')

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Muito obrigado pela atenção Clever, essa função aggr() faz diferença mesmo hehe, sem esse cálculo não teria como eu finalizar o projeto.