Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Calculo com valor desvinculado.

     Boa tarde, estou tentando realizar um calculo de índice de rotatividade, porém o calculo seria o seguinte:

          Média entre funcionários admitidos e demitidos / Total de funcionários no período. 

O problema é que o "total de funcionários" não pode ser alterado conforme são feitas as seleções de período. Existe alguma maneira de deixar fico esse total? Segue imagem da tabela onde faço o calculo: 

Sem título.jpg

    

      No caso o meu total de funcionários é 394, ou seja independente do período, o calculo deve ser feito com base nesses 394 funcionários. Qualquer duvida estou a disposição.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Desta forma:

Se o seu calcula é Admissões - Demissões vc precisa fazer o total dos dois.

sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões)

Então sua expressão ficará assim:

[Média] / (sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões))

Esse será sua média dividida pelo total do seu numero de funcionários.

Espero ter ajudado.

Abraços

Thiago Gonçalo

View solution in original post

13 Replies
EduardoAlexandredeFrancisco

Se vc usar a seguinte expressão , o seu total nunca será alterado, indiferente o filtro que vc aplicar:

count( {1<expressão>} codigo_funcionario)


Segue exemplo de como montar a expressão


A Primer on Set Analysis

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Boa tarde Marcos!

Faça da seguinte forma:

[Média] / sum({<ANO =, MES=, outrosfiltrospossiveis = >} total ValordeFuncionariosativos)

essa é apenas a estrutura do comando.. Caso tenha alguma dificuldade poste aqui o nome exato dos campos

que eu monto para você.


Espero ter ajudado!

Not applicable
Author

Boa tarde Eduardo, Funcionária, mas o problema é que não existe um campo com o total de funcionários, para pegar esse valor eu faço um calculo (Admissões - Demissões)  o que no meu gráfico seria o "Total de Ativos", teria como fazer o calculo diretamente com o valor desse campo?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Se ainda tiver com dúvidas, estamos a disposição.

Abraços

Not applicable
Author

Boa tarde, Thiago, a sua função também funciona, mas ainda existe esse problema do campo conforme citei acima.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Faça desta forma:

Se o seu calcula é Admissões - Demissões vc precisa fazer o total dos dois.

sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões)

Então sua expressão ficará assim:

[Média] / (sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões))

Esse será sua média dividida pelo total do seu numero de funcionários.

Espero ter ajudado.

Abraços

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Desta forma:

Se o seu calcula é Admissões - Demissões vc precisa fazer o total dos dois.

sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões)

Então sua expressão ficará assim:

[Média] / (sum({<ANO =, MES = >} total admissões) - sum({<ANO =, MES = >} total Demissões))

Esse será sua média dividida pelo total do seu numero de funcionários.

Espero ter ajudado.

Abraços

Thiago Gonçalo

Not applicable
Author

No gráfico não funciona ele continua dividindo pelos períodos, porém coloquei a função em um objeto de texto a função e funciona normalmente, o período é uma dimensão no gráfico, será que esse pode ser o problema?

nicolett_yuri

Marcos, você vai ter que combinar o uso da função TOTAL com set analysis.

Segue em anexo um exemplo. Veja a coluna Funcionários Ativos Total, essa coluna mantém o valor mesmo que o mês seja selecionado.