Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Calculo da porcentagem de vendas entre os top 5 estados

Olá, pessoal.

Conforme imagem fictícia abaixo, tenho os top 5 estados onde as vendas foram mais realizadas. Gostaria de calcular a porcentagem de vendas entre esses 5 estados, comparando com o valor total calculado entre todas as cidades: 45% das vendas de 100%, concentrados nesses 5 estados, por exemplo.

Como os estados foram os que mais venderam gostaria de ter essa ideia para apresentar ao cliente de modo que ele saiba quanto % das vendas estão concentrados entre os top 5 estados.

cidade.PNG

Agradeço desde já !

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Alguma coisa do tipo deve trazer as vendas somadas dos Top 5

sum(aggr(if(rank(sum(Vendas))<=5,sum(Vendas)),Estado))

View solution in original post

9 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Poderia nos dar mais informações?

Como obter ajuda? Leia antes de postar

Anonymous
Not applicable
Author

Clever,

A imagem abaixo dá uma ideia do que eu preciso.
Mas no meu caso eu preciso calcular a porcentagem entre os 5 primeiros.

Cidades.png

nicolett_yuri

Aparentemente você precisa de um gráfico de curva ABC, segue post de exemplo:

Recipe for a Pareto Analysis

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pelo retorno, Yuri.

Pretendo apresentar um resultado em objeto de texto, apenas para o cliente ter uma visão macro do que está ocorrendo.
Peço desculpas por não passar esse detalhe anteriormente.
Calcular a soma das vendas entre os top 5 Estados e apresentar o resultado em porcentagem comparando com o total que seria 100%.

Apresentaria apenas o texto, por exemplo, o que está na imagem anexa a resposta que dei ao Clever.

Nesse caso seria "n% das vendas concentradas em 5 Estados"

E abaixo disso colocaria o gráfico apresentando apenas os 5 Estados que mais venderam, de uma forma dinâmica (isso eu fiz restringindo os dados a serem apresentados através do Limite da Dimensão).


Anonymous
Not applicable
Author

No mais agradeço por esse conteúdo, com certeza será muito útil em outras situações!

nicolett_yuri

Não é algo tão simples de se fazer, mas basicamente você vai ter que trabalhar com Estado Alternativo.

Veja um exemplo aqui: ABC Analysis to set and remember classification at runtime

nicolett_yuri

Acredito que também é possível fazer com a função Rank, mas preciso testar para te dar certeza

Clever_Anjos
Employee
Employee

Alguma coisa do tipo deve trazer as vendas somadas dos Top 5

sum(aggr(if(rank(sum(Vendas))<=5,sum(Vendas)),Estado))

Anonymous
Not applicable
Author

Creio que deu certo dessa forma rs

=num(sum(aggr(if(rank(sum(Vendas))<=5, sum(Vendas)),Estado)) / sum(Vendas)*100, '#,#0%')

Clever, Yuri , obrigado! Vocês me ajudaram bastante!