Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
richardsupri
Contributor
Contributor

Calculo de Dias Uteis

Bom dia a todos!

estou enfrentando uma dificuldade no calculo de dias uteis.

tenho uma tabela com a seguinte estrutura onde temos um flag de dia util = 'sim' e 'nao' para sabados e domingos e feriados:

como quero selecionar o total de dias uteis passados no mes e tambem os dias restantes.. criei uma variavel que captura o maior dia 'selecionado' para analise : max((DiaMes))

e COUNT({$<DiaUtil={'Sim'},MES,DiaMes,DiaSemana>}DATA) para o total de dias uteis do mes.

o que não consigo é fazer o count() de dias uteis entre o primeiro dia do mes (dia 1)  e o maior dia selecionado no filtro...

por ex.

dia 22 de fevereiro

total de dias 19 uteis

15 dias passados. é aqui que não consigo evoluir

[CALENDARIO]:

LOAD DATA_CAL

  , Today() as HOJE

  , Day(DATA_CAL) as DIA

  , MES

  , ANO

  , DIAUTIL;

SQL SELECT CAST(DATA AS DATE) AS DATA_CAL,

                DIASEMANA,

                SEMANA,

                MES,

                ANO,

                DIAUTIL,

                TRIMESTRE,

                DIAMES

          FROM M4UBPODatabasePRD."db_datawriter"."TBL_CALENDARIO"

          WHERE MES = (select month(max(DATA)) from M4UBPODatabasePRD.dbo."TBL_VENDAS_MBS_SKU")

            AND ANO = (select year(max(DATA)) from M4UBPODatabasePRD.dbo."TBL_VENDAS_MBS_SKU");

LIB CONNECT TO '172.20.1.12';

agradeço a ajuda!

Valeu!

Labels (5)
1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Richard,

Não esqueça de fechar a thread marcando com a flag  'Correta' a resposta que lhe ajudou a resolver a questão. Se ainda não conseguiu sua resposta deixe-nos saber.

Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

16 Replies
Thiago_Justen_

O filtro realizado é em que campo?

Considerando que o filtro seja o campo Data:

COUNT({$<DiaUtil={'Sim'},DATA={">=$(=MonthStart(DATA))<=$(=MonthEnd(DATA))"}>}DATA)



Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Outra opção:

COUNT({$<DiaUtil={'Sim'},DATA={">=$(=MonthStart(DATA))<=$(=Max(DATA))"}>}DATA)


É possível que o MonthEnd() da solução acima seja um problema para você...

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
rogerioalmeida
Creator
Creator

Richard,

Tem uma função no Qlik que faz isso sem precisar dessa condicional que você fez Networkdays.

https://help.qlik.com/pt-BR/sense/September2017/Subsystems/Hub/Content/Scripting/DateAndTimeFunction...

Olha se serve para o que esta pensando.

Espero ter ajudado.

Anonymous
Not applicable

     Bom dia Richard,

     Visando a dificuldade de trabalhar com datas eu modifiquei um Script que gera um calendário, adicionando o calculo dos feriados com datas móveis e oferecendo a possibilidade de cadastrar todos os feriados que afetarem sua empresa.

     Nesse Script o campo de dias úteis é marcado com os valores 0, para sábados, domingos e feriados, e 1 para os demais dias. Isso tem facilitado bastante minha vida porque só preciso usar um "SUM(DiaUtil)" para saber a quantidade dias úteis entre as datas selecionadas.

     Além disso ele oferece outros campos para você utilizar como, trimestre, Mês, ano e outros formatos.

     No próprio Script tem a instrução para você formatar o campo de ligação desse calendário com sua base de dados.

     Dá uma olhada no post: CALENDARIO.qvs (Script) e veja se lhe atende. Qualquer dúvida basta nos contactar.

Felicidades...

Thiago_Justen_

Richard,

Não esqueça de fechar a thread marcando com a flag  'Correta' a resposta que lhe ajudou a resolver a questão. Se ainda não conseguiu sua resposta deixe-nos saber.

Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Richard,

Alguma novidade sobre a questão? Ficou resolvido? Se alguma das respostas acima lhe ajudou a chegar na resolução da questão, por favor, feche a thread para mantermos a comunidade organizada e atualizada.

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Richard,

Não esqueça de fechar a thread marcando com a flag  'Correta' a resposta que lhe ajudou a resolver a questão. Se ainda não conseguiu sua resposta deixe-nos saber.

Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Richard,

Não esqueça de fechar a thread marcando com a flag  'Correta' a resposta que lhe ajudou a resolver a questão. Se ainda não conseguiu sua resposta deixe-nos saber.

Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
marcelvinicius
Creator III
Creator III

Amigo, esse script é para Qlik View certo?

Como consigo abrir no Sense?

Atenciosamente.