Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
rodrigo_rocha
New Contributor III

Calculo de Tendencia!!

Olá Amigos!!

Preciso fazer um gráfico em linhas que mostre a venda do ano e também do ano anterior. Porém preciso também colocar neste gráfico a Tendencia de venda com base nessas duas informações. Sei que o calculo de tendencia é o (Valor Real / Dias Realizados) * Dias Uteis. E é esta formula que eu estou coçando a cabeça e não chegando a lugar nenhum. Teriam como me ajudar a calcular esses dias Realizados e Dias Uteis. Lembro que é preciso que quando o usuário mudar o mês é preciso que tanto os dias Uteis e Realizados devem ser de acordo com a escolha do mesmo. Abaixo coloco o grafico e as formulas que ja utilizei para calcular as vendas.

Formula para o ano que o usuário escolher:

Sum({<tipo_movimento_codigo={51,52}, nf_status={'A','E'}, Ano={$(varAno)}>}nf_volume_hecto)

Formula para o ano anterior que o usuário escolher:

Sum({<tipo_movimento_codigo={51,52}, nf_status={'A','E'}, Ano={$(varAnoAnterior)}>}nf_volume_hecto)

Gráfico:

teste.png

Teriam como me ajudar por favor?

Rodrigo Ramos Rocha

Tags (1)
1 Reply
otavio_marco
New Contributor III

Re: Calculo de Tendencia!!

Olá Rodrigo. Blz?

Acredito que você deva criar no seu modelo uma dimensão de tempo onde teria duas novas colunas, uma que mostra se aquele dia é realizado, menor ou igual a today ou today - 1, e outra mostre se é um dia útil ou não.

Ai é só aplicar o Set Analysis normal. Isso facilita e muito as expressões.

Espero ter ajudado.

Abraços!