Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Carga retroativa, como proceder?

Bom dia,

Tenho um projeto que apura o resultado da empresa, fiz um esquema de segurança onde tem uma data de fechamento do período, desta forma o projeto cria QVDs separados por mês/ano apenas do período que esta aberto, ou seja, após de apurar o resultado, pode acontecer de o sistema sofrer alguma alteração retroativa que o Qlikview não pode puxar, desta forma funciona perfeitamente.

Hoje tive a necessidade de incluir um campo que não tinha anteriormente, o problema disto é que eu consigo incluir no QVD do mes >=05 mudando a Select, porém nos outros QVDs eu não tenho este campo e não posso dar uma carga novamente para evitar erros. Alguma dica de como proceder? Como carregar este campo sendo que não tenho em todos os QVDs? Alguém ja passou por esta necessidade?

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Neste caso o processo vai ser manual mesmo.

O que você pode fazer é carregar o seu qvd do passado (que não possui a coluna) e fazer a query para retornar o campo que precisa e mais os campos que são chave com o seu qvd, dessa forma você faz o JOIN para adicionar esse novo campo no QVD e não altera nenhum outro valor/campo (que não deveria ser alterado).

View solution in original post

9 Replies
nicolett_yuri

Neste caso o processo vai ser manual mesmo.

O que você pode fazer é carregar o seu qvd do passado (que não possui a coluna) e fazer a query para retornar o campo que precisa e mais os campos que são chave com o seu qvd, dessa forma você faz o JOIN para adicionar esse novo campo no QVD e não altera nenhum outro valor/campo (que não deveria ser alterado).

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Fiz uma coisa mais manual baseada em sua resposta.

Carreguei o QVD antigo, criei duas colunas com o nome q eu preciso colocando valor zero e criei outro QVD a partir deste, assim eu posso carregar todos de uma vez. O que acha?

nicolett_yuri

O problema de colocar o valor zero é que depois você não vai conseguir adicionar essa coluna (com o valor verdadeiro) com um JOIN por exemplo. Terá que fazer em dois passos

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

ah, consegui entender sua ideia,

dessa forma eu vou trazer os dados também para os QVDs antigo, deixando eles com valores preenchidos.

ótimo.

-Carrego o QVD antigo

-Crio um QVD com o campo novo e as caches como produto, loja, data etc.

Faço um Join entre os dois e posso até criar um novo QVD com estas informações (são apenas 4)

Correto?

nicolett_yuri

Exatamente!

Mas sempre fique atento se isso não vai causar nenhuma duplicidade de valores (no momento do join).

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Realmente esta duplicando, ao menos esta mudando o que nao deveria, estou fazendo alguns testes.

nicolett_yuri

Provavelmente algum campo da sua chave mudou

nicolett_yuri

Ah, e não esquece de usar o DISTINCT na tabela que esta trazendo o novo campo. Como você esta retornando apenas algumas colunas, então é necessário o distinct

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados