Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Chave Sintetica

Boa tarde Pessoal,

Venho novamente pedir ajuda a vocês.

Estou trabalhando em um qlikview que estava pronto e incluindo algumas informações.

Sou iniciante ainda e estou com problema de chave sintética em dois nomes

Tenho os nomes Cod Periodo e Grupo Entidade que está replicando varias vezes no Odonto Operadoras, Sapde Operadoras , Consolidado.

Tenho um link geral como fazer esses campos irem para o link e n dar chave sintética?

chaves.png

Agradeço desde ja

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Eloisa,

Pela modelagem eu não consigo ver saída a não ser concatenar na Link.  Eu não sei a relação com outras tabelas (para saber se determinada seleção deva afetar ou não....pois se dermos um left join na Link elas afetarão. Se for concatenate, muitos campos ficarão nulos.....)

E se nao der um left join ou concatenate o Qlik vai criar uma chave sintetica, que seria a mesma coisa que voce criasse uma linked table.....

Se funcionar assim, e você tiver problemas em mudar a modelagem e não afetar performance, porque não deixar uma sintética?  Assim, pelo menos terás o numero esperado sem grande sacrifício de performance (estou supondo....). Sera um mal menor.

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

12 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Eloisa,

não sei se a relação é de 1:1 ou 1:N mas poderia ser usado o join / left join

left join (Link)

LOAD

    CodPeriodo,

    [Grupo Entidade]

From OdontoOperadoras;

Desta forma estaria em uma unica tabela......

Mas pode acontecer de os valores serem apresentados em algumas analises de forma errada....

Outra forma seria criando campos compostos....

Link:

LOAD

.

.

    CodPeriodo,

    [Grupo Entidade]

    CodPeriodo & '-' & [Grupo Entidade]        as PK_GrupoEntidade

From .....

SaudeOperadoras

LOAD

    CodPeriodo & '-' & [Grupo Entidade]        as PK_GrupoEntidade

    SaudeOperadoras

From OdontoOperadoras

Ai teria que ser feito nas duas, sendo na link deixar os campos originais para poder ser filtrado...

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Alessandro,

Obrigada por responder

Fiz conforme 1 sugestão as chaves sintéticas sumiram

Mais gostaria que o saúde consolidado saúde operadoras e odonto operadoras não ficassem dentro do link e sim fora relacionando somente o Cod Periodo e Grupo Entidade que em nos três itens e no link.

igual a countentidademestre (que esta na imagem abaixo)

Resumindo presciso que crie uma nova tabela com o nome saude consolidado contendo = Grupo entidade e Codigo entidade que ligue com o LINK.

chaves.png sumiram

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Seria a segunda opcao.....com campo composto....

De: Eloisa Anni

Enviada em: quinta-feira, 22 de dezembro de 2016 13:25

Para: Alessandro Furtado <furtado@farolbi.com.br>

Assunto: Re: - Chave Sintetica

<https://community.qlik.com/?et=watches.email.thread> Qlik Community

Chave Sintetica

resposta de Eloisa Anni <https://community.qlik.com/people/eloisabonanni?et=watches.email.thread> em Qlik Brasil - Visualize a discussão completa <https://community.qlik.com/message/1182715?et=watches.email.thread#1182715>

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Alessandro,

Teria que colar esse script na aba de link ? sem esse PK_GrupoEntidade ?  pq o nome original é grupo entidade

Link:

LOAD damesano as [Cod Periodo],

     [Grupo Entidade],

      [Cod Periodo] & '-' & [Grupo Entidade]        as PK_GrupoEntidade

    

FROM

SaúdeConsolidado:

LOAD

    [Cod Periodo] & '-' & [Grupo Entidade]        as PK_GrupoEntidade,

    SaudeOperadoras

   

FROM

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Eloisa,

Quando duas tabelas tem campos iguais, é criado a chave sintética para poder “criar o relacionamento” entre elas.

Por definição, seria a forma do Qlik resolver e estaria certo (a principio ele cria o Linked table). Mas o problema quando o Qlik resolve é que perdemos o controle e estamos esperando o Qlik resolver....e algumas vezes vemos modelos com diversas tabelas sintéticas......

Então, o ideal seria criarmos o linked table (nos , pois temos o controle... ) ou usar campos compostos, na carga.

Como criamos estes campos, colocamos o nome que quisermos.....Alguns usam começando com %, outros com _ ou mesmo pk ou qualquer nome.

Sem ver o seu modelo / script eu estou sugerindo o que acima esta descrito. Se liberar o seu modelo com dados reduzidos e embaralhados, posso lhe ajudar melhor.....

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Não estou conseguindo anexar o modelo não envia

Mandei por email

Not applicable
Author

Abas Link Table e saúde odonto

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Ja esta com o left join.  Nao tem chave sintética.

Esta errado o numero ou esta certo?

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

O prblema é que eu quero que na arvore  o link a saúde consolidado , saúde operadoras e odonto operadoras fiquem fora da caixa linkchaves.png