Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Classificação personalizada

Boa tarde a todos.

Estou usando o Qlikview versão 12 Personal Ed no meu trabalho e estou com dificuldades para fazer uma classificação personalizada de um campo. Tenho o Grupo DT_Postagem com os campos ANO_POSTAGEM, MES_POSTAGEM E DIA_POSTAGEM, conforme figura.

Capturar.JPG

Porém o MES_POSTAGEM não estou conseguindo classificar certo, tendo o gráfico como mostrado abaixo:

Capturar.JPG

Poderiam me ajudar, por gentileza?

Desde já agradeço.

3 Replies
IvanOsatchuk
Contributor III
Contributor III

No campo D_MES_POSTAGEM marque a opção Classificar por Expressão e coloque D_MES_POSTAGEM na caixa de texto.

lfetensini
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Olá Fernanda.

Possivelmente sua dimensão de Mês tem propriedade Dual (texto e número no mesmo campo).

Deste modo, você pode ir na aba e opção de ordem da classificação e definir como prioridade que o mês deve ser classificado numericamente. Desmarque as opções dos outros campos.

O que precisamos saber é se este campo do mês foi criado através de uma expressão de data, como Month(CAMPODATA), que é o correto, ou se o campo já vem pronto com o nome do mês. Se ele for criado a partir da data será Dual, se já vem pronto aí temos que partir para o plano B (caso exista algum motivo para não corrigir).

O plano B é você definir a classificação como uma "expressão" e escrever:

WildMatch(D_MES_POSTAGEM,'JAN','FEV','MAR','ABR','MAI','JUN','JUL','AGO','SET','OUT','NOV','DEZ')

Adapte conforme sua necessidade.

Support your colleagues. Remember to "like" the answers that are helpful to you and flag as "solved" the one that helped you solve. Cheers.
Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde Luis.

Foi um campo criado a partir da fórmulo Month(campodata).

No fim acabei colocando o mês como número mesmo. Eu acho o Qlikview muito difícil, preferia usar o Qliksense. Maaaas como é a empresa que manda né hehehee

Uma hora que eu precisar de novo vou tentar.

Obrigada.