Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcio150972
Creator
Creator

Classificar status de clientes passando variável de data

Pessoal,

To enrolado aqui nessa situação:

Tenho uma tabela de pedidos que possui um campo chamado data faturado.

Preciso classificar o status dos clientes conforme essa data, obedecendo a seguinte regra e levando em consideração o mes/ano que sera escolhido, ou seja, dependendo do mes o cliente pode ser ativo ou desativado.

Exemplo:

Filtro:   Mês/Ano:  09/2017

Cliente A: maior data de compra: 25/08/2017  = Status: Ativo

Filtro  Mês/Ano:  08/2017


Cliente A: maior data de compra: 25/01/2017  = Status: Inativo


penso que terei que guardar em uma variável o que for escolhido no filtro para passar no campo  data faturado = Variavel - 30 seria o ativo, se for - 60 desativado, se estiver entre  - 90 dias e 120 inativo, e para classificar o status acredito que precise de  Ifs, só que estou me atrapalhando na hora de montar isso.


Vou colocar aqui as regras dos status conforme filtro selecionado do mes/ano - sempre verificando a maior data, pois existe varias datas de compra do mesmo cliente


1) - 30 dias e pode ter comprado em outras datas inferiores = 'ATIVO'

2) - 30 dias e não pode nunca ter comprado = 'NOVO'

3) > = 91 dias  = 'INATIVO'

4) > = 31 and  < = 90 = 'PRÉ-INATIVO'

5) >=  30 = 'REATIVADO'

6) nunca comprou = 'PROSPECT'

7) - 30 AND > = 91 =  'REATIVADO'

estou disponibilizando um conjunto de dados.

Agradeço a ajuda e espero que tenha ficado claro.

1 Solution

Accepted Solutions
rogerioalmeida
Creator
Creator

Marcio,

Poderia disponibilizar com o script? Acredito que o problema pode ser porque você colocou o campo MesAno_SCC na mesma tabela sendo criado a partir do campo [Data Emissão Pedidos s/ Hora_SCC], com isso qualquer IF que você ficar ele vai considerar sempre como igual, sugiro criar um calendário geral e a partir dele realizar as comparações, se você verificar o sei MesAno esta se repetindo varias vezes dentro da tabela fica difícil de comparar assim.

Inserir calendario Mestre ao script web service Banco Central

Generating Missing Data In QlikView

View solution in original post

2 Replies
rogerioalmeida
Creator
Creator

Marcio,

Poderia disponibilizar com o script? Acredito que o problema pode ser porque você colocou o campo MesAno_SCC na mesma tabela sendo criado a partir do campo [Data Emissão Pedidos s/ Hora_SCC], com isso qualquer IF que você ficar ele vai considerar sempre como igual, sugiro criar um calendário geral e a partir dele realizar as comparações, se você verificar o sei MesAno esta se repetindo varias vezes dentro da tabela fica difícil de comparar assim.

Inserir calendario Mestre ao script web service Banco Central

Generating Missing Data In QlikView

marcio150972
Creator
Creator
Author

Em primeiro lugar queria te agradecer  Francisco pela ajuda.

Entendi meu amigo, tens razão, nem me liguei nisso, na correria o cara faz cada coisa.

Igual vou disponibilizar aqui com o script. Vou tentar fazer, mas se você já fez algo assim e puder me ajudar agradeço novamente.