Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigo_rocha
Creator
Creator

Como buscar quantidade de dos meses anteriores!!

Olá pessoal da comunidade!!!

Estou com uma duvida referente ao um set analysis. Tem um campo na tabela abaixo que representa a media de caixas por dia:

Screenshot_7.png

A expressão que utilizei é essa abaixo:

(Sum({<tipo_movimento_codigo={0000000051,0000000052}, nf_status={'A','E'}>}nf_volume_qtde))  / (day(Today())-1)

Porém ela não serve no meu problema pois, o usuário pode mudar o mês ou também verificar com 2 ou mais meses e com essa expressão ele contara os dias anteriores apenas do mês corrente. Por exemplo:

Screenshot_8.png

Na imagem acima o usuário selecionou apenas o mês corrente, ou seja Outubro, e o valor bateu corretamente de acordo com o primeiro registro da tabela. Volume Quantidade 86719. Dias 26. Media de Caixas Por Dia = 86719 / 26 = 3335.

Screenshot_9.png

Porém na imagem acima, ao selecionar Outubro e Setembro a quantidade de dias continua sendo 26 sendo que o correto seria os 26 dias de Outubro mais os 30 dias passados de Setembro ou seja 56 dias. Dessa maneira a conta sai errada, pois o valor correto seria 4050 ao invés de 8725 levando em conta o primeiro registro novamente.

Teriam como me ajudar com essa situação por favor? O que eu preciso é de uma expressão que pegue os dias dos meses que foram selecionados para dividir o valor total de caixas e não só os dias do mês corrente.

Desde já agradeço!!

Rodrigo Ramos Rocha

1 Solution

Accepted Solutions
marcelvinicius
Creator III
Creator III

Boa tarde amigo,

Esse campo Mes/Ano que você busca é calculado ou vem do sistema?

Se você tiver um campo de dias no seu script, pode tentar tentar utilizar:

(Sum({<tipo_movimento_codigo={0000000051,0000000052}, nf_status={'A','E'}>}nf_volume_qtde))  / (Count(day(Mes/Ano)-1)

View solution in original post

7 Replies
marcelvinicius
Creator III
Creator III

Boa tarde amigo,

Esse campo Mes/Ano que você busca é calculado ou vem do sistema?

Se você tiver um campo de dias no seu script, pode tentar tentar utilizar:

(Sum({<tipo_movimento_codigo={0000000051,0000000052}, nf_status={'A','E'}>}nf_volume_qtde))  / (Count(day(Mes/Ano)-1)

rodrigo_rocha
Creator
Creator
Author

Boa tarde Marcel!!

Então... deu certo mas parece que ele ta pegando apenas os dias uteis pulando domingos e feriados. Tem como mudar isso ou é algo direto do meu script?

Rodrigo Ramos Rocha

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Boa tarde amigo Rodrigo,

Tentou utilizar Date()?

rodrigo_rocha
Creator
Creator
Author

Boa tarde Marcel!!

Como poderia colocar na formula? Essa função não transforma o valor em data? Verifiquei aqui e parece que tem um problema em alguns dos registros. Por exemplo abaixo:


Screenshot_10.png


O correto para aparecer no mês de outubro é 22 dias mas em alguns registros de produtos o temos outra contagem de dias.

Rodrigo Ramos Rocha

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Como esta o load do seu mes/ano?

rodrigo_rocha
Creator
Creator
Author

Marcel!!

Descobri o ocorrido. Ele esta assim porque o campo que estou pegando para o Mês Ano é o Data Emissão, ou seja, os produtos que não foram vendidos todos os dias ira terá menos dias mesmo. A sua resposta esta correta, porém que eu preciso é de uma data que não leve em consideração se o produto foi vendido ou não. Vou marcar a sua resposta como correta e abrir outra pergunta.

Obrigado mesmo pela ajuda!!

Rodrigo Ramos Rocha

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Blz meu amigo,

Day(Today(MonthEnd(Mes/Ano))) talvez ja te de um auxilio.


Abraços