Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Como criar uma dimensão considerando critérios na tabela dinâmica?

Olá pessoal, boa tarde!

Estou com uma tabela com informações de condição de venda promoção e condição normal num período de três meses.

Na tabela dinâmica abaixo eu tenho a lista de produtos e as vendas do período. Porém, gostaria que na dimensão PRODUTOS ele me retornasse SOMENTE os produtos com informação de venda em PROMOÇÃO NO MÊS AGOSTO 16.

tabela promo qlik.JPG

Fiz um exemplo NO EXCEL dos valores que preciso enxergar:

tabela promo EXCEL.JPG

Como faço para considerar estes critérios (venda em agosto em condição promocional) na dimensão do filtro Produtos?

Estou anexando o QVF para auxiliar.

Obrigada!

Labels (1)
15 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Cria uma dimensão calculada na sua tabela. Você tem algum campo que indique essa condição, de estar em promoção?

Se tiver, fica assim:

if(campo_condicao = 'promoção' , campo_produto )

Not applicable
Author

Oi Rodrigo,

Já havia feito isto, porém preciso de algo um pouco mais complexo que é o seguinte:

Preciso LISTAR os produtos que tiveram venda em promoção em agosto e saber quanto (em valor) eles venderam nos demais meses considerando todas as condições. Logo se este produto não vendeu nada em promoção, não quero que ele apareça na minha lista.

Tentei usar o campo calculado, mas quando eu coloco if(campo_condicao = 'promoção'  and [Mês/ano]= 'ago 2016', campo_produto) ele aplica essa regra para o resultado das colunas (meses), e o que eu quero é aplicar esta regra APENAS PARA A LISTA DO CAMPO PRODUTO, entende?


Exemplo:

Lista completa: (como o QLIK está mostrando)

Produto  Jun    Jul      ago      Condição

Total      25      35      40

A            5        10        0          Promoção

A            5          5       20        Normal

B            2          1       5          Promoção

B            8          4       10        Normal

C            5        10        5          Promoção

C            0        5         0          Normal

Produtos que venderam Promoção em agosto:  (como eu quero enxergar)


Produto  Jun    Jul      ago      Condição

Total      15      20      20

B            2          1        5        Promoção

B            8          4       10        Normal

C            5        10        5         Promoção

C            0        5          0         Normal

Então, quando eu incluir junho e julho na tabela dinâmica, mesmo que o Produto A tenha tido venda nesses meses, não quero que ele apareça, pois não houve venda em promoção no mês de agosto.


Tentei usar um outro comando Resident no script de carga, mas sem sucesso:

script de carga Resident.JPG

Obrigada!

Anonymous
Not applicable
Author

Entendi, tente o seguinte, use a expressão do sua medida "Promo ago 16" como condicional, para TODAS as suas expressões(medidas) na tabela, dessa forma:

if( "expressão promo ago 16" > 0 , expressão)

*Deixe na dimensão a opção de ocultar nulos marcada.

Not applicable
Author

Oi Rodrigo,

Funcionou sim para a lista de produtos. Mas porque o meu somatório na linha TOTAIS não considera o critério? A soma total está considerando todos o produtos ainda.

tabela promo qlik 2.JPG

Além desse filtro na lista, preciso saber quanto vendi em cada mês destes produtos em promoção no mês de agosto. O IDEAL seria ter isso na linha TOTAIS, mas se tiver uma outra solução pra me ajudar, agradeço.

Anonymous
Not applicable
Author

O total vem por padrão no modo "Total da expressão" deixe como "Soma de linhas"

Not applicable
Author

Onde mudo isso? Pode me orientar? Estou usando o Qlik Sense.

Obrigada!

Anonymous
Not applicable
Author

Falei me baseando no Qlikview, no sense é meio diferente, mas eu fiz uns testes aqui, acho que lá em "função totais" se estiver como "automático" você mudar pra "sum" resolve seu problema.

Not applicable
Author

Oi,

Não encontrei esse "função totais"

Rodrigo, mesmo quando eu crio um KPI, eu não tenho a SOMA dos produtos de acordo com o critério.

Minha expressão é: If(Sum({<[Condição]={'Promoção'},[Mês-Ano]={'ago 2016'}>}Valor)>0,Sum({<[Mês-Ano]={'jun 2016'}>}Valor))

Ele me retorna o valor TOTAL do mês de junho, mas na verdade eu preciso que ele me retorne apenas a SOMA (do mês de junho) dos produtos vendidos em promoção em agosto.

Gostaria de ter essa informação no KPI e no Total linha da tabela. Mas se o da tabela não tiver solução no Sense, o KPI já me ajudaria.

Obrigada.

Anonymous
Not applicable
Author

Vai nas configurações do objeto, clica em cima da sua expressão, vc tem as opções : expressão, rótulo, formato numérico, expressão cor de fundo, etc .... certo?... mais pra baixo tem uma opção "função totais")

No caso do KPI teria que ser assim:

sum( {$<Produto= {“=Sum({<[Mês-Ano]={'ago 2016'},[Condição]={'Promoção'} >} Valor) > 0”}>} Valor)

Pensando bem esse set analysis da pra ser usado na sua tabela também em todas as expressões ( ao invés do if) é uma outra alternativa.