Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
renato_araujo
Contributor III
Contributor III

Comparar histórico dos anos

Bom dia Pessoal:

Tenho uma série histórica com registros de pedidos de 3 anos e que preciso trazer evolução ao longo desses  anos numa única expressão, tendo como dimensão o ANO.

Inseri a seguinte fórmula:

=(Sum({$<DT_PEDIDO={'$(=AddYears(Max(DT_PEDIDO),-1))'} >} (VLR_PRECO_VENDA_TOTAL) )

/

Sum(VLR_PRECO_VENDA_TOTAL) )*$(vMoeda)

Utilizo o Max para pegar a maior data de pedido de cada um dos anos, porém não esta trazendo o resultado esperado. Onde estou errando nessa expressão?

Valeu pessoal

Labels (4)
4 Replies
Thiago_Justen_

Renato,

Se você está montando uma tabela por exemplo, cuja dimensão seria ano eu não vejo por que usar o AddYears...

Veja o que eu fiz nesse exemplo:

Capturar.PNG

Dimensão: Ano

Faturamento Bruto: sum([Valor Total])

Variação Anual:

Sum([Valor Total])

/

above(Sum(Valor Total]))-1

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
renato_araujo
Contributor III
Contributor III
Author

Olá Thiago bom dia

Obrigado pela resposta. Na verdade tenho duas dimensões que é ANO e COMMODITY e quando fiz o cálculo utilizando o a função Above o resultado não veio como esperado.

Commo.JPG

Por isso utilizei a expressão anterior, como base num exemplo que recebi e também não obtive sucesso, tinham me falado para utilizar AddMonths que também não rolou.

Alguma outra ideia.

valeu

Thiago_Justen_

Renato,

Nesse caso sua dimensão ANO está pivotada. Sendo assim, sugiro o uso do before ao invés do Above.

Sum([Valor Total])

/

before(Sum(Valor Total]))-1

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
renato_araujo
Contributor III
Contributor III
Author

Se eu usar before quando selecionar o filtro de ano os dados não serão exibidos, então essa fórmula não serve para os gráficos dessa aplicação.

Ainda não achei uma solução que resolva por completo.