Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Comparativo entre períodos - por família

Boa tarde,

Estou novamente com uma dúvida em como montar fórmulas, no meu ponto de vista, complexas.

Preciso fazer um comparativo entre o preço médio do ano passado versus preço médio deste ano (inflação). Para fazer o cálculo por item, estou usando a seguinte fórmula (está funcionando!)


Média ano atual

((Sum( {< [Ano]= {"$(=Max([Ano]))"}, [Mês]={"<=$(=Max([Mês])), >=$(=yearstart([Ano]))"}  >} [Custo])

/

Sum( {<  [Ano]= {"$(=Max([Ano]))"}, [Mês]={"<=$(=Max([Mês])), >=$(=yearstart([Ano]))"}  >} [Qtde]))

/

Média ano anterior

(Sum( {< [Ano]= {"$(=Max([Ano])-1)"}, Mês = >} [Custo])

/

Sum( {< [Ano]= {"$(=Max([Ano])-1)"}, Mês = >} [Qtde]))

)-1

O problema que estou enfrentando, é que tenho que fazer esse cálculo por Famílias de Produtos que são compostas por itens, por exemplo: a Família Matéria-Prima que é composta por centenas de itens. Na hora de calcular por família, o cálculo fica errado pois ele considera os totais, e não a média dos itens que tiveram movimento.

Para tentar explicar melhor o que está acontecendo (já que não tenho autorização para compartilhar os dados) a tabela abaixo mostra  o cálculo que o Qlik está fazendo: Ele totaliza a família MP somando o total dos custos e dividindo pela quantidade total, de todos os itens que tiveram movimento naquele ano. Porém, se entrou um item novo ou algum saiu de linha, ele distorce o cálculo.

No exemplo abaixo, ele calcula uma inflação de 200% por causa de itens novos que entraram.. mas eles deveriam ser desconsiderados, no cálculo deveria considerar apenas as MP's B e E (que são as únicas que tem movimento nos 2 anos -  2017 e 2018)

PerguntaQlik.png

Mas não sei como fazer isso via set analysis e não sou uma usuária avançada para fazer isso via script.

Desde já, obrigada pela ajuda que sempre obtenho desta comunidade!

Labels (1)
0 Replies