Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pedroivo
Creator
Creator

Configurações Qlik Sense Desktop

Bom dia comunidade,

é possivel configurar o Qlik Sense Desktop para evitar que o usuário entre no modo de edição dos gráficos?

A idéia é ao compartilhar um projeto (QVF) o usuário ao abri só visualize os dashs, faça sua consultas, filtros e exposrtações de dados que achar necessário.

5 Replies
rogerioalmeida
Creator
Creator

Pedro,

Até onde sei e testei não é possível fazer o que esta querendo com a versão desktop, somente com o server pois ao publicar o QVF ele 'Fecha' para alterações das visões criadas.

Segue um artigo que fala melhor sobre o assunto.

Publicando Painéis (Apps) no Qlik Sense - Qknow

Espero ter ajudado

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Pedro,

concordo com o Pedro, não da.

Esta é uma das diferenças entre o Desktop (free) da versão Enterprise (paga). Na paga existe a publicação do modelo, que depois de publicado fica "protegido" das alterações no script.

furtado@farolbi.com.br
isaiasdd
Creator
Creator

Você pode criar uma pasta compartilhada e definir as permissões na pasta, se o usuário tiver somente acesso leitura, no Qlik Sense Desktop ele somente poderá ler o aplicativo, ele não conseguira editar.

Ex:

Crie uma pasta compartilhada em sua máquina, adicione o aplicativo dentro desta pasta compartilhada, configure os usuários e suas permissões.

Na pasta \Meus Documentos\Qlik\Sense\ procure o arquivo Settings.ini abra e adicione a seguinte linha:

DocumentDirectory=caminho da sua pasta compartilhada Ex:. (C:\MinhaPasta)

No caso em cada computador com Qlik Sense Desktop instalado faça a configuração acima apontando para a pasta compartilhada em seu computador.

Caso não for em rede, não há como bloquear a edição do arquivo.

gleybson
Partner - Contributor
Partner - Contributor

Oi Pedro, é possível sim. Você primeiro tem que fazer com que a instalação seja uniforme, ou seja, fazer com que a pasta onde fica armazenado os dados do Qlik sejam comum a todos. Ex. cria um direcionamento da pasta documentos/qlik/sense para todos, quando a empresa tem AD fica fácil de fazer isso.

Depois de feito isso basta vc dá direito de apenas leitura aqueles painéis para os usuários específicos que vai funcionar perfeitamente e caso não queira que alguns painéis não sejam visto por outros usuários tbm é só configurar pelo windows mesmo.

 

Grande abraço.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Tentando entender qual o cenário de uso. Não seria mais simples acessar tudo pelo servidor com as regras de segurança adequadas?