Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marciomgm
Creator
Creator

Considerar soma de valores apenas nos dias úteis inclusive feriados

Bom dia pessoal

Estou tentando montar um gráfico de barras  com valor de orçamento somente nos dias úteis (desconsiderando sáb, dom e feriados)

Eu já tenho os feriados devidamente armazenados na tabela de calendário master e uma variável vDiasUteis que me da corretamente a qtd. de dias úteis de cada mês porém estou com dificuldade de construir a expressão.

Conforme imagem em anexo eu tenho a tabela de orçamento com o total por mês e quero montar o gráfico de barras por dia e por isso estou simplesmente dividindo o orçamento por diasúteis.

sum({<Feriado-={'S'} >} Orcamento / vDiasUteis)

Acredito que o erro está sendo com valores do tipo null ou  '-'

Se utilizar o comando sem o sinal de "-"  resultado é somado e mostrado corretamente para os dias que são feriados mas o que eu quero é justamente o inverso 

sum({<Feriado={'S'} >} Orcamento / vDiasUteis)

6 Replies
danilostochi
Creator II
Creator II

Boa tarde,

Tente harmonizar os dados transformando dados de nulos em 0 para poder filtrar mais facilmente em sua set analysis.

 

Se você puder postar seu .qvw ou montar um exemplo em load * inline, com essa situação para melhor tentarmo resolver.

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
marciomgm
Creator
Creator
Author

Obrigado Danilo segue os QVW

danilostochi
Creator II
Creator II

veja se isso lhe atende...

=Count({<%DataID= {"=NetWorkDays(min(%DataID), max(%DataID))"}>}%DataID)-count({<FeriadoDesc-={"''"}>}%DataID)

 

 

Mas o ideal seria tratar os dados de nulo para 0 ai você pode considerados ou não de forma mais fácil.

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
marciomgm
Creator
Creator
Author

Na tabela orçamento tenho os orçamentos planejados para cada mês e na tabela notas são as vendas realizadas.

Na verdade eu queria montar um gráfico de barras com os valores das vendas x orçamento . No arquivo de Exemplo ao filtrar o mês de Setembro o gráfico seria montado com a dimensão DIA, com as expressões:

a) vendas  (realizado)

sum(TOT_VENDA)

b)Total orçamento 

sum(orcamento)

Todos os dias seriam preenchidos com as vendas e orçamento exceto o dia 7 que é feriado

 

No meu exemplo eu consegui fazer o inverso, ou seja, ele só me mostra 7 de setembro 😞

 

danilostochi
Creator II
Creator II

veja isso 

 

em sua expressão...

Sum(Orcamento)
-
Sum({$<FlagFeriado={'S'}>}Orcamento)

 

Screenshot_3.jpg

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
marciomgm
Creator
Creator
Author

Desculpe não entendi