Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Consulta Postgres

Bom dia, tenho uma dúvida referente a consultas no Postgres,

vamos dizer que eu tenha uma tabela muito grande, quando eu dou um select * from tabela a memoria do servidor vai subindo até atingir 100% (32GB). Quando eu faço isso no PgAdmin na minha maquina acontece a mesma coisa, porém com um PgAdmin versão mais nova em uma terceira, ele fica com a memória estável. Alguém ja passou por esta situação? O problema que durante a madrugada da problema na carga do QV e ao fazer manual apenas reiniciando o servidor para limpar toda a memória.

Labels (3)
12 Replies
nicolett_yuri

Mas existe o oledb dessa versão mais nova? A ideia seria instalar e testar se o QlikView suportaria a query

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Atualizei hoje para a ultima versão 64 bits ( psqlodbc_09_03_0300-x64-1.zip ) e nada, utiliza 100% da memória antes mesmo de começar a contar as linhas.

nicolett_yuri

A query que esta utilizando realmente é select * ?

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Não é exatamente um select * porém ela é tão simples quanto e carrega muitos dados, então fiz testes com select * e o resultado é o mesmo, mata o servidor nesta carga.

nicolett_yuri

Bom, seu hardware não esta suportando a query.

Você pode otimizar a query fazendo um incremental e retornando somente os campos que realmente precisa.

Voltando a raiz do problema: Essa terceira maquina que consegue executar a query, como é o hardware dela em relação ao do QlikView Server? Seu QVServer esta em uma maquina física ou virtual? E o outro que consegue executar?

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Yuri, acredito que o problema esteja no Qlikview, segue os testes:

*Em minha maquina local tenho apenas 4 GB de RAM, por isso a consulta consumia toda a memoria.

*Na terceira maquina, tmbm um notebook porém com 8 GB de RAM, a mesma consulta consumia 4,5 GB e voltava  para 2,5 GB ficando estavel por um longo período.

*Instalei o PgAdmin no Servidor do QV, a mesma consulta praticamente nao mexeu na memoria do servidor, porém se executando a Query no Qlikview, a memoria aumenta muito rápido consumindo toda a memória disponível.

O Qlikview tem algum gerenciamento de memoria ou algo assim?

nicolett_yuri

Hamilton, eu não sei como o PGAdmin funciona, mas o QlikView envia a query para o banco de dados via driver ODBC ou OLEDB, desta forma acredito que o problema possa estar no driver.

Você se conecta nesse banco via ODBC ou OLEDB?

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Conecto via ODBC com uma das ultimas versões disponíveis (atualizei hoje) 9.03.03.00

nicolett_yuri

Existe o Driver OLEdb? Se existir tenta alterar sua conexão para ele.

Geralmente o driver Oledb tem maior performance em relação ao driver odbc.