Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
luizclaudio
Contributor

Contagem com condições

Bom dia

Preciso de uma ajuda dos amigos.

Tenho uma tabela dinâmica que lista devedores, parcelas em aberto e quantos exercícios se encontram pendentes.

Algo como:

| Nome               |  Parcelas | Exercicios |

------------------------------------------------------------

|João                  |      30      |      4         |

|Jose                  |      8        |      2        |

Acontece que existe uma outra informação é que as pendências podem ser de um ou dois tipos de contribuição.

Tenho um controle deslizador onde determino a faixa de dívida para selecionar (Inferior e Superior)

Estou usando a expressão abaixo

if(Sum({$<Nome=>} Valor)>=Inferior and Sum({$<Nome=>} Valor)<=Superior, Count({$<Nome=>} Parcela))  para contar as parcelas

e

if(Sum({$<Nome=>} Valor)>=Inferior and Sum({$<Nome=>} Valor)<=Superior, count({$<Nome=>} distinct Exercicio)) para contar os exercícios.

Dúvida 1: Como fazer para contar as parcelas pelo tipo da contribuição, além do nome?

Dúvida 2: Como classificar os registros por ordem descendente do número de parcelas (por exemplo) se utilizo isso em expressões e não em dimensões?

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
felipe_dutra
Contributor

Re: Contagem com condições

Luiz,

Referente à dúvida 1:

A expressão "Count({$<Nome=>} Parcela)" não está contando as parcelas por nome, apenas está desconsiderando as seleções no campo nome. Para contar por tipo de contribuição, você pode adicionar o tipo como uma dimensão da tabela ou criar expressões para cada tipo. Ex.: "Count({$<Nome=, Tipo={'xxx'}>} Parcela)"

Referente à dúvida 2:

Para classificar os nomes pela quantidade de parcelas, basta escolher a opção expressão e descendente, e adicionar "Count({$<Nome=>} Parcela)" como expressão.

Abs,

Felipe

6 Replies
felipe_dutra
Contributor

Luiz,

Referente à dúvida 1:

A expressão "Count({$<Nome=>} Parcela)" não está contando as parcelas por nome, apenas está desconsiderando as seleções no campo nome. Para contar por tipo de contribuição, você pode adicionar o tipo como uma dimensão da tabela ou criar expressões para cada tipo. Ex.: "Count({$<Nome=, Tipo={'xxx'}>} Parcela)"

Referente à dúvida 2:

Para classificar os nomes pela quantidade de parcelas, basta escolher a opção expressão e descendente, e adicionar "Count({$<Nome=>} Parcela)" como expressão.

Abs,

Felipe

luizclaudio
Contributor

Valeu Felipe.

Funcionou certinho!!

felipe_dutra
Contributor

Ótimo!

Ah...

Como você está listando os devedores, recomendo que faça uma pequena alteração em sua expressão:

Count({$<Nome-={'Felipe Dutra'}, Tipo={'xxx'}>} Parcela)

Abs,

Felipe

luizclaudio
Contributor

Desculpe, Felipe.

Não entendi onde faria essa alteração...

felipe_dutra
Contributor

Desculpe, Luiz!

Era só uma brincadeira.

Serviria para o meu nome nunca aparecer nessa lista de devedores.

Abs,

Felipe

luizclaudio
Contributor

kkkk

Como estou aprendendo o Qlikview, fiquei tentando entender a expressão.

Abs