Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luizclaudio
Creator
Creator

Contagem com condições

Bom dia

Preciso de uma ajuda dos amigos.

Tenho uma tabela dinâmica que lista devedores, parcelas em aberto e quantos exercícios se encontram pendentes.

Algo como:

| Nome               |  Parcelas | Exercicios |

------------------------------------------------------------

|João                  |      30      |      4         |

|Jose                  |      8        |      2        |

Acontece que existe uma outra informação é que as pendências podem ser de um ou dois tipos de contribuição.

Tenho um controle deslizador onde determino a faixa de dívida para selecionar (Inferior e Superior)

Estou usando a expressão abaixo

if(Sum({$<Nome=>} Valor)>=Inferior and Sum({$<Nome=>} Valor)<=Superior, Count({$<Nome=>} Parcela))  para contar as parcelas

e

if(Sum({$<Nome=>} Valor)>=Inferior and Sum({$<Nome=>} Valor)<=Superior, count({$<Nome=>} distinct Exercicio)) para contar os exercícios.

Dúvida 1: Como fazer para contar as parcelas pelo tipo da contribuição, além do nome?

Dúvida 2: Como classificar os registros por ordem descendente do número de parcelas (por exemplo) se utilizo isso em expressões e não em dimensões?

1 Solution

Accepted Solutions
felipe_dutra
Partner - Creator
Partner - Creator

Luiz,

Referente à dúvida 1:

     A expressão "Count({$<Nome=>} Parcela)" não está contando as parcelas por nome, apenas está desconsiderando as seleções no campo nome. Para contar por tipo de contribuição, você pode adicionar o tipo como uma dimensão da tabela ou criar expressões para cada tipo. Ex.: "Count({$<Nome=, Tipo={'xxx'}>} Parcela)"

Referente à dúvida 2:

     Para classificar os nomes pela quantidade de parcelas, basta escolher a opção expressão e descendente, e adicionar "Count({$<Nome=>} Parcela)" como expressão.

Abs,

Felipe

View solution in original post

6 Replies
felipe_dutra
Partner - Creator
Partner - Creator

Luiz,

Referente à dúvida 1:

     A expressão "Count({$<Nome=>} Parcela)" não está contando as parcelas por nome, apenas está desconsiderando as seleções no campo nome. Para contar por tipo de contribuição, você pode adicionar o tipo como uma dimensão da tabela ou criar expressões para cada tipo. Ex.: "Count({$<Nome=, Tipo={'xxx'}>} Parcela)"

Referente à dúvida 2:

     Para classificar os nomes pela quantidade de parcelas, basta escolher a opção expressão e descendente, e adicionar "Count({$<Nome=>} Parcela)" como expressão.

Abs,

Felipe

luizclaudio
Creator
Creator
Author

Valeu Felipe.

Funcionou certinho!!

felipe_dutra
Partner - Creator
Partner - Creator

Ótimo!

Ah...

Como você está listando os devedores, recomendo que faça uma pequena alteração em sua expressão:

Count({$<Nome-={'Felipe Dutra'}, Tipo={'xxx'}>} Parcela)


Abs,

Felipe

luizclaudio
Creator
Creator
Author

Desculpe, Felipe.

Não entendi onde faria essa alteração...

felipe_dutra
Partner - Creator
Partner - Creator

Desculpe, Luiz!

Era só uma brincadeira.

Serviria para o meu nome nunca aparecer nessa lista de devedores.

Abs,

Felipe

luizclaudio
Creator
Creator
Author

kkkk

Como estou aprendendo o Qlikview, fiquei tentando entender a expressão.

Abs