Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
guicidade
Contributor
Contributor

Contar Diárias para dias úteis

Oi pessoal,

Estou tendo dificuldade para montar expressões para os seguintes casos:

Tenho um campo chamado ‘Diarias’ que possui as diárias do cartão de crédito, e outro com a data de movimento.

De acordo com a data de movimento, eu tenho uma diária, conforme figura:

Diarias.png

O que eu preciso:

  1. Quero uma expressão para mostrar na tabela dinâmica a máxima diária possível para aquele mês (número de dias úteis no mês)
    1. Por exemplo: Mês julho de 2018 tem 22 dias úteis, portanto 22 diárias possíveis.
  2. Preciso também calcular qual a diária referente à data de movimento de hoje.
    1. Por exemplo: no dia 18/07/2018 a diária é 13;

Em ambos os casos eu não quero ter que precisar clicar na data atual para saber a diária.

Ambas expressões ficarão em uma tabela dinâmica, na qual eu vou ter outros cálculos.

tabela.PNG

Com as duas expressões também vou colocar um text box mostrando a diária atual para o número possível de diárias para o mês atual. Pensando no mês de julho de 2018 e que a data atual fosse 18/07 apareceria um textbox assim: ‘Diária atual: 13/22’

indicador.PNG

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
guicidade
Contributor
Contributor
Author

Thiago, Muito obrigado.

Consegui resolver usando tua lógica com algumas modificações.


Aggr(count(DISTINCT{<CAMPO_DATA={">=$(=monthstart(Today()))"}>}Diarias),Assessoria)


Muito Obrigado novamente por tua ajuda.

View solution in original post

7 Replies
Thiago_Justen_

Guilherme,

Vamos por parte pra tentar te ajudar:

Diárias possíveis no mês

NetWorkDays(MonthStart(CAMPO_DATA),MonthEnd(CAMPO_DATA))


Contar diárias na data de movimentação: Aqui cabe uma pergunta: como essa informação deveria vir e como ela vem da base? Seria possível apenas usando um Sum(FlagDiaria)?

Considerando que você cria esse campo FlagDiaria no script: If(ISSO_ACONTECER,1,0) AS FlagDiaria

Diária de Hoje/Maximo do Mês

= 'Diária de Hoje: ' & Sum({<CAMPO_DATA={$(=Today())}>}FlagDiaria) & '/' & NetWorkDays(MonthStart(Today()),MonthEnd(Today()))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
guicidade
Contributor
Contributor
Author

Oi Thiago,

Para o Diárias possíveis no mês FUNCIONOU PERFEITAMENTE, só precisei fazer uma pequena modificação, colocando um MAX() após o Month Start e End, ficando assim

NetWorkDays(MonthStart(MAX(CAMPO_DATA))),MonthEnd(MAX(CAMPO_DATA)))


Em questão da sua pergunta da Flag diária, não entendi o que você quis dizer com "como vem os dados e como deveria vir?"

O campo diárias vem informando o número de diárias, ( 1 até 23) que é o minimo e máximo de diárias.

Já o campo da data de movimento, vem como um campo de data e que é atualizado todo dia quando é feita a carga.

Sobre a flagDiaria, não entendi muito bem também como fazer no script.

Thiago_Justen_

Ah beleza, se você tem esse campo diárias acho que bastaria um Sum(Diarias) mesmo. Se quiser fixar para o movimentação no dia corrente (hoje) pode fazer Sum({<CAMPO_DATA={$(=Today())}>}Diarias)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
guicidade
Contributor
Contributor
Author

Thiago,

Não deu certo.

Com as duas expressões que tu me passou ficou assim:

tabela2.PNG

Thiago_Justen_

Talvez assim:

Aggr(Sum({<CAMPO_DATA={"=$(=Today())"}>}Diarias),Assessoria)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
guicidade
Contributor
Contributor
Author

Thiago, Muito obrigado.

Consegui resolver usando tua lógica com algumas modificações.


Aggr(count(DISTINCT{<CAMPO_DATA={">=$(=monthstart(Today()))"}>}Diarias),Assessoria)


Muito Obrigado novamente por tua ajuda.

Thiago_Justen_

Guilherme,

Não esqueça de marcar a resposta como correta e assim fecharmos o tópico.

Na dúvida de como fazer isso veja o item 2.3 do Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago