Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
guilhermedorow
New Contributor II

Criar Medida com Fórmula

Olá amigos,

Estou tentando criar uma Medida utilizando um cálculo entre campos.

Tenho os seguintes campos:
Quantidade_vendida
Valor_venda
Valor_tabela

Criei uma dimensão chamada: Venda Ideal e a fórmula é Quantidade_vendida * Valor tabela

O problema é que não estou conseguindo criar isso dentro do qlik.

Tentei das seguintes maneiras:

SUM (QUANTIDADE_VENDIDA * VALOR_TABELA)

e

(QUANTIDADE_VENDIDA) * (VALOR_TABELA)

e

QUANTIDADE_VENDIDA * VALOR_TABELA

entre outras opções..

Além desta medida acima tenho uma medida que será usada para avaliar a diferença de preço que neste caso chamarei de Perda R$ mas também não funciono.

(QUANTIDADE_VENDIDA)* (VALOR_TABELA) - (QUANTIDADE_VENDIDA) * (VALOR_VENDA)

É possível criar medidas dessa maneira? Se sim, alguém tem uma sugestão de como realizar?

Muito obrigado a todos!!!

1 Solution

Accepted Solutions
wellington1978
New Contributor III

Re: Criar Medida com Fórmula

Oi Guilherme,

Bom dia!

Olha é possível sim criar dimensões calculadas no QlikView mas é altamente recomendável fugir delas no painel pois não temos um controle efetivo dos resultados. Se você precisar criar dimensões calculadas faça isso no Script colocando mais ou menos assim:

Antes do seu SELECT ou LOAD você adiciona um LOAD *, "A expressão da dimensão que deseja" as "nome_dimensão"; E vai adicionando os campos calculados que deseja.

Para que possamos lhe ajudar melhor é sempre bom que você poste um qvw de exemplo. Você pode retirar a maioria dos dados e objetos numa cópia do qvw original.

Felicidades...

2 Replies
wellington1978
New Contributor III

Oi Guilherme,

Bom dia!

Olha é possível sim criar dimensões calculadas no QlikView mas é altamente recomendável fugir delas no painel pois não temos um controle efetivo dos resultados. Se você precisar criar dimensões calculadas faça isso no Script colocando mais ou menos assim:

Antes do seu SELECT ou LOAD você adiciona um LOAD *, "A expressão da dimensão que deseja" as "nome_dimensão"; E vai adicionando os campos calculados que deseja.

Para que possamos lhe ajudar melhor é sempre bom que você poste um qvw de exemplo. Você pode retirar a maioria dos dados e objetos numa cópia do qvw original.

Felicidades...

guilhermedorow
New Contributor II

Muito obrigado, irei calcular pelo script então!

Obrigado mesmo! Abraços!