Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Criar chaves para campos diferentes

Olar migos,

Eu tenho uma necessidade de criar uma chave comum para juntar duas tabelas completamente diferentes. É meio impossível... eu sei Mas não custa tentar...

Por exemplo:

Coelhinho.PNG

Eu tenho duas tabelas. Ambas possuem os mesmos produtos, porém nem sempre com os nomes exatamente iguais. Acredito que 70% dos nomes sejam iguais, porém uma tem chave numérica e a outra alfabética.

No começo eu tentei pegar as 5 primeiras letras e concatenar com um valor q é comum das duas tabelas (que é o campo Forma Aplicação, não coloquei na tabela mas existe).

Então a partir dessa concatenação, eu criaria a partir de um autonumberhash() uma chave comum para esses produtos.

Problema 1 : Tem nomes de produtos que tem o inicio exatamente igual, mas é diferente. Exemplo: Ciprobiot, Ciprocilin e Ciprofar. Então essa minha tentativa dos caracteres não daria certo, pois esses 3 produtos tem a mesma forma de aplicação.

Problema 2 : Tem produto que começa com Clo.Nome Produto. Nem sempre começa já com o nome, que é o caso do Norflamin, que dei no exemplo.

Problema 3: Tem produto para uma tabela que em um lugar tem espaço + ponto, e no outro não. Exemplo: A A S para tabela Pmb e A.A.S para a tabela CUP.

São 12 mil produtos aproximadamente.

Eu sei que parece impossível, mas vcs teriam alguma sugestão? Alguem já passou por algo parecido?

Agradeço a todos!! Obrigada

Labels (5)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Eu criaria uma tabela de mapeamento para unificar os nomes nas duas tabelas.

É a famosa tabela "de-para" Data Cleansing

View solution in original post

3 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Eu criaria uma tabela de mapeamento para unificar os nomes nas duas tabelas.

É a famosa tabela "de-para" Data Cleansing

Not applicable
Author

Clever, é uma possibilidade! Mas daí eu teria q fazer isso para 12 mil produtos? Sendo que mensalmente são inclusos mais 300-400 produtos. Não teria uma forma de deixar isso mais automatizado?

Obrigada pela resposta!

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se você não tem uma regra específica que abranja todas as situações teria que ser um de-para manual