Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mdfernan
Contributor III
Contributor III

Criar um Simulador Financeiro - Melhor Forma

Boa tarde.

Pesquisei um pouco por este assunto e não encontrei nada ainda relacionado a este assunto.

Tenho um base de dados, da qual estou trazendo, entre outros campos, Filiais e Departamentos.

Para cada Filial estou trazendo os seguintes campos:

- Valor da Meta;

- Qtde de Funcionários;

- Horas Trabalhadas.

Preciso criar uma Aba com um Simulador. Neste simulador farei alguns cálculos utilizando estes campos. O grande problema é que, como é um simulador, o Gestor gostaria de poder "alterar" estes valores, para simular o que aconteceria com novos valores.

Tinha pensado em criar uma variável, sendo definida na abertura da Aplicação, com a fórmula para pegar estes valores. E criar uma caixa de entrada, exibindo o valor original, com a possibilidade do Gestor alterá-la.

O problema é que, como esta variável foi definida na abertura da Aplicação, os filtros das filiais não se aplicam.

Outro modelo que pensei era de deixar o valor Original sem ser em uma variável, e criar uma variável que ele pudesse digitar um valor de acréscimo ou decréscimo. Mas toda vez ele teria que ficar fazendo conta para saber qual valor da diferença digitar.

Alguém já fez algo parecido ou tem uma ideia de como fazer?

Obrigado.

Labels (2)
11 Replies
mdfernan
Contributor III
Contributor III
Author

Uma coisa que pensei aqui agora é usar o Disparador de Eventos quando fazer qualquer seleção, pois se ele selecionar a filial, a variável recebe o valor "original" para aquela filial. Em performance tem algum impacto isto?

nicolett_yuri

Já pensou em utilizar Input Field?

mdfernan
Contributor III
Contributor III
Author

Nunca tinha trabalhado com o InputField. Estou testando ele numa outra aplicação. Mas no InputField eu consigo trazer o valor original que está na base de dados? E na seleção de uma ou outra filial, ele traria o valor original novamente?

nicolett_yuri

Esse é o problema!

Eu nunca testei, mas existe uma função de macro para fazer um reset do inputfield.

Nome da função: ResetInputFieldValues

nicolett_yuri

Fiz um teste aqui e funcionou por macro

mdfernan
Contributor III
Contributor III
Author

Vou fazer alguns testes aqui pra ver como ele se comportará.

Mas obrigado pela dica.

nicolett_yuri

Tem como fazer por Bookmark também, mas com o BM você não recupera o valor original, apenas seta outro valor.

mdfernan
Contributor III
Contributor III
Author

Pois é, o problema é eu precisar do valor original. 😕

nicolett_yuri

Com InputField só com Macro

Ou então trabalhar com variáveis.

Cria duas variáveis, uma com o valor original e outra com o valor que o usuário vai alterar (vValorOriginal e vValorUsuario), caso queira voltar o valor original, crie um botão que coloque o valor original dentro da outra.

Ação -> Setar Variável

Variavel:  vValorUsuario

Valor: vValorOriginal

Assim volta ao valor original!