Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
adeilson1402
Contributor II
Contributor II

Criar uma formula para somar os lançamentos do ultimo dia do mês

Boa Noite,

Estou tentado desenvolver uma formula que some os lançamentos do ultimo dia do mês, de modo que não precise utilizar o filtro do dia, que utilize somente o filtro do mês. Tentei dayend, monthend  e não obtive sucesso, ele soma apenas um valor.

Exemplo: Quero que apareça somente os valores do dia 31/03 e que diferencie o banco safra do uniprime. que possa somar o valor aplicado e o rendimento, conforme anexo.

 

 

5 Replies
Tiago_Queiroz
Contributor II
Contributor II

@adeilson1402 
Eu tentei assim e ele me trouxe a data correta

=Date(IF([Mes]='mar',Today()-31))

Eu só fiz a conta de quantos dias seria Hoje '31/03/2020' para que ele me retorne '29/02/2020'.

Claro que para este mês ser 31 dias é óbvio, mas para os demais você pode verificar e continuar fazendo o cálculo com IF.

Veja se te atende, se atender nos avise.

Abraços.

RafaMartins
Creator II
Creator II

Boa tarde,

Imagino que queira apresentar um somatório desses valores na tabela igual à última imagem, onde você filtrará o mês para saber o valor do último dia filtrado, caso seja isso que você possa fazer dessa forma,

sum({<Data={"$(=Date(MonthEnd(Max(Data))))"}>} [Total-Venda])

Espero que isso ajude, abraço.

adeilson1402
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde RafaWilder,

A formula Funciona, porem ele acaba contando sábado e domingo. Precisava trabalhar somente com dias uteis (segunda a sexta).

RafaMartins
Creator II
Creator II

Blz, pra resolver isso vamos trabalhar usando uma variável. 

Na caixa para criar variáveis, você vai criar uma nova com essa expressão.

=If(WeekDay(Date(MonthEnd(Max(Data)))) ='sáb',(Date(MonthEnd(Max(Data))-1)),
If(WeekDay(Date(MonthEnd(Max(Data)))) ='dom',(Date(MonthEnd(Max(Data))-1)),Date(MonthEnd(Max(Data)))))

Ela diz que se o dia da ultima data do mês for sábado ou domingo é para retornar a data de sexta, com base na ultima data do mês que encontramos anteriormente, se não for fim de semana ela retorna a ultima data.

Com a variável criada você vai usa-la para realizar criar a outra medida.

  sum({<Data={"$(NOMEDAVARIAVEL)"}>} [Total-Venda]).

Assim sempre que o calculo retornar a data de fim de semana ele será corrigido para a data de sexta, depende de como for o seu modelo de dados vc tbm poderia usar algo assim 

Sum({<Data={"$(=Max(Data))}, [Total-Venda]={">0"}>} [Total-Venda]) 

Assim ele me retorna a venda da ultima data onde meu valor de venda for maior que zero, logo se a maior data do mês for um dia que não tem venda ele me retorna a ultima data onde tivemos vendas.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Quem sabe criar o campo na carga para saber qual a ultima data de cada mes, respeitando o fim de semana e feriados.

Segue um exemplo

2020-03-31 20_56_18-Qlik Sense Desktop.png

 

A primeira tabela mostra o campo criado.  A segunda tabela, tem duas expressões. Em uma delas, uso o firstsortedvalue() e na segunda expressão set analysis já aproveitando o campo ultimodiadomes

 

 

furtado@farolbi.com.br