Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida Técnica

Bom tarde pessoal,

Gostaria de tirar uma dúvida técnica.

Atualmente eu tenho no servidor 5 arquivos do qlikview para 5 clientes diferentes, cada cliente tem suas tabelas para cada cenário, mas todos tem as tabelas no mesmo padrão, ou seja, com os mesmos campos, pois é um cenário padrão para todos, porém cada um tem seu arquivo.

Eu rodo uma extração diária que alimenta esse datawarehouse, e em cada tabela eu já tenho um campo que identifica cada cliente.

Minha ideia é a seguinte: Carregar todos as tabelas de todos os clientes em somente um arquivo Qlikview, pois quando eu altero alguma coisa no cenário já altera para todos. Claro que vai ter um controle de Section Access para cada cliente ver os seus dados.

Minha pergunta é o seguinte: isso é recomendado? Pois o arquivo do Qlikview vai ficar com um tamanho cada vez maior e imagine quando tiver 15 clientes ou até mais.

O que vocês me dizem desse tipo de prática?

Att,

Rodrigo

Labels (1)
  • Other

14 Replies
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Rodrigo, boa tarde!

O qlikview é preparado para trabalhar com grandes quantidades de informações, inclusive com o conceito de big data, pois ele é baseado em processamento de memória ram. Este processo de unir as informações em um único arquivo é altamente recomendado, desde que o fluxo de dados não seja extremo. Para garantir a melhor performance tenha sempre uma camada intermediaria que cria os QVDs otimizados para que a visão final consuma essas informações. Para você ter uma ideia aqui temos algumas visões que possuem mais de 100 tabelas envolvidas com mais de 150 milhões de registros e mais de 50 pessoas acessando o mesmo arquivo. Claro que neste cenário fazemos toda transformação na camada intermediária e temos uma estrutura recomendada a este ripo de aplicação.

Espero ter ajudado.

Thiago Gonçalo

nicolett_yuri

Pelo o que entendi as informações são as mesmas, porém você quebra para cada aplicação a visão de cada um.

O recomendado é sim colocar essas informações no mesmo qvw e fazer o controle por sessão de acesso.

A aplicação crescer é o normal, precisa verificar se o seu servidor suportará esse crescimento.

Um outro conselho que te dou é verificar a compra do QlikView Publisher, pois seu recurso de segurança "Quebra" o qvw em vários qvws pequenos, sendo um qvw para cada tipo de acesso do usuário.

Not applicable
Author

Thiago,

Ajudou muito, esclareceu o que eu precisava. Estou trabalhando com a ferramenta fazem 6 meses e terá bastante demanda pra frente.

No meus cenários eu já jogo tudo em QVDs.

Obrigado pela informação.

Att,

Rodrigo

thiago_mlg
Creator II
Creator II

O Qlikview Publisher é uma ótima alternativa para este cenário, ele trabalha em cima do conceito de redução de dados para gerar varias visões de acordo com os filtros desejados. Aqui utilizamos, porem vale ressaltar que o custo da ferramenta é alto, por isso se o seu ambiente for de poucos usuários, até 50, acredito que não compense.

Abraços.

Thiago Gonçalo

Rodrigo se suas duvidas foram esclarecidas, feche o tópico. Marque as respostas que foram úteis e a correta para fecha-lo.

Not applicable
Author

Thiago,

Se puder me esclarecer só mais um coisa, dai fecho o tópico,

Tem clientes que toda hora querem o BI atualizado com o sistema (tipo realtime), mas BI não tem bem esse conceito,

pelo menos no meu entendimento, correto? Como vocês tratam isso? o normal não é uma carga ou duas cargas diárias?

Att,

Rodrigo

Not applicable
Author

crie um arquivo bat e agende no windows a abertura desse aquivo de 1 em 1min!

segue abaixo o modelo que uso.

cd c:\Program Files\Qlikview

qv.exe /r C:\Modelo_qlik\seu.qvw

qv.exe /r c:\Modelo_qlik\seu.qvw

salvar no notepad com a extensão ".bat"

Not applicable
Author

Isso é tranquilo,

Eu só gostaria de saber qual é o conceito de BI, pois o datawarehouse normalmente demora de 15 a 30 minutos pra buscar as informações no ERP e atualizar, então não adianta atualizar o qvw se o Datawarehouse não está.

No meu entendimento, o conceito de BI não é carregar todo momento.

Att,

Rodrigo

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Rodrigo,

É isso ai, o ideal são poucas cargas durante o dia.

Caso você utilize o QLikview Server, que é a ferramenta para administração do qlik que tambem possibilita o agendamento de tarefas, vc pode criar uma tarefa para atualiza-lo de x em x tempo. Aqui a maioria das visões atualizamos com os dados do fechamento do dia anterior apenas 1x ao dia, porem temos algumas visões que atualizamos 3 x por dia, sempre neste formato, tendo tarefas que rodam automaticamente no qlik server.

agora se vc realmente necessitar que rode mais vezes basta configurar a tarefa, porem analise o custo beneficio disso de acordo com a real necessidade, tempo de carga e performance do server, pois efetuar a carga a todo momento não é uma prática recomendada..

Abraços.

Not applicable
Author

Rodrigo, no meu caso eu tenho um cliente no ramo industrial que utiliza uma solução de BI Qlikview "realtime".

Coloquei a palavra entre aspas porque a recarga, hoje, ocorre a cada 10 minutos diariamente e sem intervalos nos finais de semana. Isso é um tempo relativamente pequeno para que os dados sejam demostrados.

As informações são expostas numa TV e esse cliente consegui acompanhar sua produção diariamente. Essa visualização "realtime" dos dados realmente fogem ao conceito de BI tradicional, mas caso você queria implementá-la você pode negocia uma janela de tempo pequena e confortável para os você e seu cliente implementando uma solução simples (macro + variável). Tem interesse?

Ajudou? Post um feedback!

Atenciosamente,

Edécio Santos.