Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida na transformação dos dados

Boa tarde Pessoal,

Estou com o seguinte problema.

Somando o TotalOrderDetail({OrderQty * ListPrice}) vou gerar o TotalOrder.

Como gerar o TotalOrder no script ?

Creio que devo usar a função de agregação SUM() sobre o campo TotalOrderDetail.

É preciso disso para somar "Freight" e "TaxAmt" direto no TotalOrder para nao repetir a soma em cada SalesOrderDetail.

Ficou Compreensivel ?

Segue em anexo meu qvd.

att. Daniel

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

Voce ja tinha os valores nos itens do pedido, nao entendi o porque buscar os valores do produto. Mas como falamos antes, esta base é ficticia e entendo que voce esteja usando para treinamento/experimentos....

Sobre o valor total do Pedido, eu no seu modelo nao criaria um total na capa, mas se quiser podes usar o codigo abaixo

  OrderQty,

    ProductCust,

    ProductCustTotal,

    ProductPreco,

    TotalOrderDetail

    //$(vTotalOrder) as TotalOrderTotal

    //------------SalesOrderDetail

Resident SalesOrderHeader;

LEFT JOIN (SalesOrderHeaderAux)

load

    SalesOrderID,

    SUM(TotalOrderDetail)            AS TotalOrderTotal

Resident SalesOrderHeaderAux Group BY SalesOrderID;

Da forma como você fez, não pega por pedido. Tem que usar um group by lendo a própria tabela e alimentando ela mesmo........Assim, nao precisa ficar criando tabelas temporarias.....e depois ficar dropando...

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

2 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

Voce ja tinha os valores nos itens do pedido, nao entendi o porque buscar os valores do produto. Mas como falamos antes, esta base é ficticia e entendo que voce esteja usando para treinamento/experimentos....

Sobre o valor total do Pedido, eu no seu modelo nao criaria um total na capa, mas se quiser podes usar o codigo abaixo

  OrderQty,

    ProductCust,

    ProductCustTotal,

    ProductPreco,

    TotalOrderDetail

    //$(vTotalOrder) as TotalOrderTotal

    //------------SalesOrderDetail

Resident SalesOrderHeader;

LEFT JOIN (SalesOrderHeaderAux)

load

    SalesOrderID,

    SUM(TotalOrderDetail)            AS TotalOrderTotal

Resident SalesOrderHeaderAux Group BY SalesOrderID;

Da forma como você fez, não pega por pedido. Tem que usar um group by lendo a própria tabela e alimentando ela mesmo........Assim, nao precisa ficar criando tabelas temporarias.....e depois ficar dropando...

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Alessandro,

É exatamente isso que eu precisava!

Busquei os valores na tabela produto porque alguns registros apresentavam preço de venda do produto menor que o preço de custo. Inclusive, cruzei com a tabela ProductCostHistory, e o custo do produto nao respeita o historico de custo. Por isso resolvi ignorar os valores dos itens do pedido.

Repare na imagem abaixo.

TB_INCOERENCIA.png

É isso mesmo, estou usando este BD para estudar qlikview. Meu primeiro contato com BI e qlikview foi há 4 meses, através de um curso seletivo oferecido por uma empresa. Tenho pouco recurso e manejo no tratamento de dados. Por isso, se não for pedir muito, vc pode apenas dispor um projeto para eu estudar as possibilidades de manejo dos dados? Creio que dessa forma eu irei evoluir bastante.

Mais uma vez obrigado pela resposta e disposição do seu tempo.

Att. Daniel Veloso