Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida: trabalhando com duas datas

Bom dia, pessoal.

Estou com a seguinte situação... Minha tabela fato tem 2 datas importantes pro cliente: Data de Liberação de Contrato e Data de Liquidação de Contrato. Inicialmente eu liguei a Data de Liberação à dimensão Calendário... Porém em uma tabela específica, ao filtrar uma data, o cliente quer que exiba os contratos Liberados e também os Liquidados naquela data, pois ele trabalha com essa diferença.

À princípio pensei em fazer o LinkTable, onde o contrato na siuação Liberado iria ter como referência a Data de Liberação e o contrato na situação Liquidado teria como referência a data de Liquidação. Aparentemente funcionou, mas aí surgiu uma outra questão... Se eu filtrar 27/05/2015, eu preciso que mesmo os contratos Liquidados em outra data mais à frente sejam listados se a sua data de Liberação for essa. Em outras palavras, mesmo o contrato na situação Liquidado deve ser exibido como liberado se filtrarmos a data de Liberação dele.

Da forma que implementei, ao filtrar os Liberados dessa data, os que já se encontram hoje na situação Liquidado não são apresentados.

Alguém já passou alguma situação parecida?

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Você pode criar uma LinkTable de Datas. Veja esse exemplo: Expressões considerando datas diferentes | Blog do Nicolett

View solution in original post

9 Replies
pauloandre
Creator II
Creator II

Lucas,

utilize a tabela de calendario como referencia (ela não deve estar ligada na nuvem), crie uma variável para a data selecionada (vDataSel) e faça a seguinte expressão:

Sum( if([Data de Liberação de Contrato] = vDataSel, <Campo>)) --> Soma dos que possuem data de liberação a data selecionada

Sum( if([Data de Liquidação de Contrato] = vDataSel, <Campo>)) --> Soma dos que possuem data de liquidação a data selecionada


espero ter ajudado

nicolett_yuri

Você pode criar uma LinkTable de Datas. Veja esse exemplo: Expressões considerando datas diferentes | Blog do Nicolett

Not applicable
Author

Vou testar essa solução...

Not applicable
Author

Yuri, o problema em questão é o que o cliente pretende fazer uma espécie de "ou". Ao filtrar 27-03-2015, deve selecionar os registros com Data de Liberação nesse dia OU com Data de Liquidação nesse dia. Com o Link Table eu peguei a data de liberação pros contratos liberados e pros contratos liquidados peguei a data de liquidação. Mas um contrato liberado em 27-03-2015 e liquidado em 30/11/2015 minha chave passa a ser essa segunda data... aí ele deixe de aparecer naquela primeira busca.

Resumindo eu tenho 2 campos de data na Fato e ao selecionar uma data na dimensão de tempo, eu quero que filtre pelas duas datas.

nicolett_yuri

É exatamente isso que meu post ensina a fazer, veja lá

Not applicable
Author

Deixa ver se entendi... Quando você faz aquele segundo LOAD no LinkTable, ao encontrar a mesma nota (NUMNOTA) que ele já carregou antes mas dessa vez com data de Cancelamento, ele cria um novo registro ou ele atualiza o primeiro?

nicolett_yuri

O segundo LOAD cria registros, com essa linktable você conseguirá referenciar as duas datas que deseja apenas selecionando um campo.

Not applicable
Author

Consegui fazer seguindo aquele artigo. Valeu!

nicolett_yuri

Show!