Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvidas em Cálculo

Pessoal, boa tarde.

Por gentileza vejam se conseguem me ajudar. Sou iniciante no Qlik Sense.

Tenho uma tabela chama " Atendimentos " onde tenho coluna 'Usuário abertura' com o nome do colaborador que fez o atendimento , coluna 'Cód. atendimento' que nunca se repete (Utilizo Count nessa coluna pra saber quantos atendimentos cada um fez) e tenho a coluna 'Cliente' que me retorna qual cliente foi atendido.

Tenho uma outra tabela chamada "CUSTO" que tem a coluna ' Usuário de abertura' e a coluna 'Valor do Atendimento' onde eu específico quanto custa o valor do atendimento de cada colaborador.


Questão é a seguinte, gostaria de saber qual valor cada cliente custou ao meu suporte.


Vamos a um exemplo de atendimentos realizados ao cliente "MERCADO" :


COLABORADOR A

Valor do Atendimento Unitário = 10,81

Total de Atendimentos Realizados ao  'MERCADO'  = 20


COLABORADOR B

Valor do Atendimento Unitário = 11,17

Total de Atendimentos Realizados ao 'MERCADO' = 11

Usei como medida a coluna 'Cliente'

Usei a expressão:


(count([Cód. atendimento]))    *  sum([Valor do Atendimento])


Ele deveria me totalizar nesse cliente de exemplo 'MERCADAO' = R$ 339,07 ( Sendo 216,20 do A + 122,87 do B)


Porém ele tá me totalizando = R$ 631,38


Ele tá somando os totais de atendimentos = 31 e multiplicando pela soma totais de valor do atendimento = 21,98.


Como fazer pra ele entender que o cálculo é assim

(10,81 * 20 ) + ( 11,17 * 11) = 339,07

e NAO

(20 + 11 ) * ( 10,81 + 11,17 ) = 681,38






1 Solution

Accepted Solutions
mauroponte
Creator II
Creator II

Carlos,

Se na sua tabela voce nao está utilizando u usuário como dimensão o sense vai somar todos os valores de atendimento 21,98 e multiplica pelo total de atendimentos 31.

da maneira como a expressão está ele nao separa o calculo usuario a usuario e soma o resultados,

Tente o seguinte.

sum(aggr((count([Cód. atendimento]))    *  sum([Valor do Atendimento]),[Usuário de abertura]))

View solution in original post

2 Replies
mauroponte
Creator II
Creator II

Carlos,

Se na sua tabela voce nao está utilizando u usuário como dimensão o sense vai somar todos os valores de atendimento 21,98 e multiplica pelo total de atendimentos 31.

da maneira como a expressão está ele nao separa o calculo usuario a usuario e soma o resultados,

Tente o seguinte.

sum(aggr((count([Cód. atendimento]))    *  sum([Valor do Atendimento]),[Usuário de abertura]))

Not applicable
Author

Perfeito Mauro, você resolveu um grande problema!

Tive apenas que acrescentar no comando a variável de CLIENTE também pois no mesmo filtro tem outros clientes e ele tava somando tudo. Ficando dessa forma:

sum(aggr((count([Cód. atendimento])) * sum([Valor do Atendimento]),CLIENTE ,[Usuário de abertura]))

Ficou Certíssimo.

Obrigado mais uma vez.