Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
nildeir_sene
Contributor III
Contributor III

Determinando Cliente Novo

Pessoal; estou com mais uma dificuldade;

Preciso fazer uma tabela/Gráfico mostrando os novos clientes conquistados no Mês/Ano.

Regra: Para ser considerado cliente novo, não pode se ter faturamento anterior ao Ano Selecionado.

Aguém pode me dar uma dica !!! Estou usando a formula abaixo:

=(if

(Count({1<Ano=P([Ano])>}

NumNotaFiscal)> '1',' ######Cliente Antigo######'

,'*** Cliente Novo ***'))

Labels (1)
10 Replies
Anil_Babu_Samineni

May be this?

=If(Count ({1 <Year = P (Year)>} NumNotaFiscal)> 1, '###### Old Client ######', '*** New Customer ***)

Please add me Anil_Babu_Samineni to interact faster when reply back. Speak low think High.

Before develop something, think If placed (The Right information | To the right people | At the Right time | In the Right place | With the Right context)
nildeir_sene
Contributor III
Contributor III
Author

good !!!

Thiago_Justen_

Nildeir,

A resposta do Anil Badu te serviu para resolver seu caso? Se sim, não deixe de fechar este tópico para que os membros da comunidade possam ficar atualizados quanto às resoluções.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

  Você quer comparar em relação ao mês anterior ou em relação ao ano anterior ?

nildeir_sene
Contributor III
Contributor III
Author

Pablo, Boa Tarde !!!

Essa está sendo minha dificuldade, preciso mostrar quando seleciona Ano e Mês; para determinar se é cliente novo já estou usando a formula "=If(Count ({1 <Year = P (Year)>} NumNotaFiscal)> 1, '###### Old Client ######', '*** New Customer ***)"; so  que quando seleciono o Mês ela não funciona. Pode ser modo gráfico também.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Eu costumo fazer um flag durante a carga para identificar a 1a fez que o cliente apareceu, assim fica super simples sua análise.

Uso a função Exists() para isso

nildeir_sene
Contributor III
Contributor III
Author

Clever, Boa Noite !!!

Obrigado pela dica ....

mas explica melhor para eu entender; como ficaria. Já tenho dados desde 2015 em meu QVD.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se você for considerar cliente novo independente da data, a solução é super simples

LOAD

ClienteID,

//outros campos

If(Exists(ClienteID,0,1)) as FlagClienteNovo

From seuqvd(qvd); // Estou assumindo que seu QVD esteja ordenado

Dai no seu grafico para contar por exemplo

Dimensão Data/Mes

Expressão Count({<FlagClienteNovo={'1'}>}ClienteID)

Ricardo_Gerhard
Employee
Employee

Concordo plenamento com o Clever. Cliente novo deve ser marcado na carga, independente da seleção de tempo.

Adicionaria somente um campo de data no script para saber quando foi que esse cliente foi cadastrado na base, para possível análise futura da evolução de novos clientes.

Ricardo Gerhard
OEM Solution Architect
LATAM