Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Dica - Gerenciando Licenças do Qlikview Server

Volta e meia vejo o pessoal fazendo diversas perguntas relacionadas a administração de licenças do Qlikview tais como:

- Onde vejo quantas Licenças eu tenho de Named CAL e Document CAL ?

- Onde pesquiso para quais usuários eu tenho licenças Named CAL alocadas ?

- Como identificar os documentos em que eu tenho licenças Document CAL alocadas e quais são os usuários ?

Algumas respostas você encontra abrindo a console de gerenciamento do servidor Qlikview na aba System>Licenses, mas isto traz limitações:

- Seu usuário deve ser um administrador do Qlikview para ter acesso a console, um acesso bastante restrito em muitas empresas.

- Não é possível visualizar um resumo das licenças Document CAL alocadas. É preciso verificar isto em cada QVW dentro de User Documents através da respectiva aba Document Cals.

A respostas para melhor administrar o ambiente Qlikview está no uso da API de Gerenciamento. Uma grande sacada da Qlik a meu ver. Informações sobre como iniciar o uso da API você encontra neste Post QlikView Management API - Getting Started and Examples.

A comunidade Qlik é colaborativa e generosa, então com base nesta API foi desenvolvido um utilitário chamado Qlikview Server CAL Manager (link para instruções e download) composto por duas partes:

1- Um utilitário de linha de comando/GUI para gerenciar as licenças.

2- Um QVW para consulta e acompanhamento do uso das licenças.

Já utilizei a ferramenta de linha de comando em um cliente para encontrar uma Document CAL que estava perdida, isto é, o cliente não

lembrava em que documento havia ficado alocado. Foi muito fácil encontrá-la.

Ponto importante: Não é preciso mais usar o artifício de setar o parâmetro PgoAsXmlAlso=1 no settings.ini do Qlikview Server para converter os dados contidos nos arquivos PGO que tem a informação de licença, para uma versão em XML. Este recurso segundo o suporte deve ser utilizado somente em caso de avaliação de problemas, e não deve ser configurado de forma permanente em ambiente de produção. Parece uma coincidência, mas já houve relato de problemas de perda da configuração de licenças do ambiente quando este parâmetro se mantinha ativo.

Fica a Dica,

Pablo Labbe

Labels (1)
3 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Muito bom Pablo Labbe

Já utilizei também e é muito boa a ferramenta

mvaugusto
Creator
Creator

Obrigado pela colaboração !!

Not applicable

Pablo,

Parabéns!!!

Esse conteúdo é muito bom!

Abraço!

Bruno Triunfo.