Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Diferença na Soma na Tabela

Boa tarde !

Probleminha aqui. É pra ser coisa simples, mas não consigo fazer no Qlik.

Tenho a tabela abaixo, tem o item como dimensão e as 3 Expressões a seguir:

=SUM({<MES=, Estrateg={'PE'}>} Meta_ano_PE)

=SUM({<MES=, Estrateg={'PE'}>} Valor_Ref_Meta)

=Column(1) * Column(2)

Preciso fazer uma sumarizada, como abaixo. Ela usa as mesmíssimas expressões, porem sem dimensão.

Olha o total, dá um numero maluco.

Qual o pulo do gato ?

abraço !

25 Replies
rogerioqv
Creator II
Creator II

Cleber...

Creio que a lógica seria calcular o valor individual por COD_ITEM da multiplicação entre Meta x Valor Ref e depois aplicar a soma desse resultado... veja se assim funciona... estou calculando a Meta x Valor agregado por COD_ITEM e depois aplicando o somatório desse resultado...

sum(

    aggr((SUM({<MES=, Estrateg={'PE'}>} Meta_ano_PE) * SUM({<MES=, Estrateg={'PE'}>} Valor_Ref_Meta)),

     COD_ITEM

    )

)

Not applicable
Author

Esta aqui o exemplo, veja se consegue entender.

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Cleber, o arquivo está corrompido, não consigo descompactar, tentei com o winzip e winrar.

Tenta de novo.

Not applicable
Author

Quase lá Rogério ! agora já apareceu um valor bem próximo.

Percebi que a diferença esta relacionada ao campo MES.

Na expressão estou usando <MES=,> para ele computar todos, mas percebi que o valor bate quando retiro algum filtro que tenha feito no campo MES (exemplo mes atual).

Ou seja, se no filtro MES não deixar selecionado nada, o valor bate, se eu seleciono algum mes ele baixa o valor.

O que pode ser.

Consegui fazer um exemplo para entenderem melhor, segue anexo.

obrigado !

Not applicable
Author

Subi o exemplo novamente. obrigado

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Cleber analisei seu exemplo é me parece que você está "perdendo" informações, talvez pelas chaves.

No anexo eu criei uma cópia da sua analise sensível aos filtros e a outra deixei como você fez, ou seja, ignorando o MES, e se você selecionar o mês de março, verá que o valor não bate, conforme seu relato.

Para você analisar veja a analise Mesta por MES. Nela você vê na última linha, que exitem COD_ITEM que não tem MES atrelado.

Isso reflete alguma inconsistência nos dados.

rogerioqv
Creator II
Creator II

Cleber...

No Exemplo do Marco, substitua nas expressões o MES = {'*'} por MES=$::MES. Creio que vai funcionar, pois a primeira necessita de um MES selecionado, já a segunda calcula se tiver ou não o MES selecionado.

Abraços.

rogerioqv
Creator II
Creator II

Cleber...

No Exemplo do Marco, substitua nas expressões o MES = {'*'} por MES=$::MES. Creio que vai funcionar, pois a primeira necessita de um MES selecionado, já a segunda calcula se tiver ou não o MES selecionado.

Abraços.

Not applicable
Author

De qual exemplo vc fala, o anexo ? Nao estou conseguindo abrir, diz que esta corrompido.

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Cleber tenta esse.