Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dimensões com condicional de exibição

Boa tarde.

Comecei a usar o QlikSense e estou rescrevendo uma aplicação que tinha no QlikView.

Encontrei várias extensões que nos permitem utilizar recursos semelhantes ao do Qlikview, porém não encontrei onde eu atribuo uma condição para exibir, ou não, uma dimensão ou expressão (mesure) de uma tabela do Sense.

Alguém já passou por esta necessidade e possui alguma solução?

Obrigado pela atenção,

Renato Adolfs

Labels (2)
6 Replies
nicolett_yuri

Renato, essa opção não existe no QlikSense. A ideia é que o próprio usuário possa montar seus relatórios, sem a necessidade de uma programação de relatório adhoc

Not applicable
Author

Bom dia, Yuri.

Muito obrigado pela atenção.

Neste caso, o usuário deveria editar a sheet que está visualizando, selecionar o objeto da tabela e adicionar a dimensão? Ou existe alguma forma do usuário arrastar as dimensões e metricas que ele deseja?

Obrigado,

Renato Adolfs

nicolett_yuri

Renato, crie itens mestres para facilitar para seu usuário.

O Item mestre pode ser:

  • Uma dimensão
  • Uma expressão (por exemplo: SUM(VENDAS) )
  • Um gráfico (com as dimensões criadas e expressões)

Através desses itens mestres o usuário terá mais facilidade para criar seu próprio dashboard.

O usuário poderá criar novos objetos e também editar os que deseja, depois fica a critério dele compartilhar isso com outros usuários ou não.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu resolver? Se sim, nos ajude a manter o forum organizado, marcando uma das respostas como "Correta" para fechar o tópico.

Como obter ajuda? Leia antes de postar

mauroponte
Creator II
Creator II

Renato,

Como não temos ainda no Sense uma condição para exibir ou não uma expressão de grafico ou tabela eu consegui contornar essa questão com uma combinação de tabelas in-line criadas com os nomes das expressões, com variaveis que contenham as expressões desejadas, sendo que estas variaveis devem ter os mesmos nomes das expressões da tabela in-lline criada.

No gráfico eu utilizo nas expressões a seguinte formula:

if(SubStringCount(Concat([NOME DO CAMPO DA TABELA IN-LINE],'|'),'Descrição da Expressão Contida no IN-LINE')>0,$(Descrição da Variavel que contem a Expressão desejada),null())

Onde "Descrição da Variavel que contem a Expressão desejada" e "Descrição da Expressão Contida no IN-LINE" devem ser um dos valores de "NOME DO CAMPO DA TABELA IN-LINE".

Para cada expressão desejada eu crio no grafico ou tabela uma Medida com a mesma formula alterando somente "Descrição da Expressão Contida no IN-LINE" e "Descrição da Variavel que contem a Expressão desejada" para os nomes de cada expressão.

No gráfico ou tabela eu desmarco o parametro para que valores nulos sejam exibidos.

Coloco uma lista com [NOME DO CAMPO DA TABELA IN-LINE] para que o usuário possa selecionar a(s) expressão(ões) desejada(s).

Lembrando que, dependendo do gráfico poderão serem exibidas uma unica ou varias expressões ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Oi Renato,

Concordo com o Yuri. Você não precisa construir esse tipo de coisa no Qlik Sense por que o próprio Qlik Sense dá essa possibilidade nativamente para o usuário e com muito mais recursos através da construção de pastas de usuários.

Pablo