Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Document Cals

Bom dia, tenho 2 arquivos no meu server(Insumos e Cereais), e alguns usuários que acessam o Insumos tambem acessam o Cereais. Temos 30 licenças para nossa empresa, porem se cada acesso a um documento "pegar uma licença" vai faltar para todos os usuário, tem alguma forma de a licença de um documento valer para  o outro ? ou quando o usuário fechar o BI ele limpar a licença dele ? estou tendo que apagar elas manualmente, porem quem acessou em um prazo de 24h o sistema não deixa.

9 Replies
Not applicable
Author

Bom Dia Carlos,

Esta é uma forma de segurança que o Qlikview possui para garantir a integridade das licenças.

Desta forma não é possivel "burlar" o sistema. Se fosse possivel realizar o que você mencionou, não existiria uma garantia de que fosse o mesmo usuário que utilizaria a licença para um determinado documento.

Abraços!

Not applicable
Author

Tem alguma forma de limpar as lincenças quando o usuário sair ?

Not applicable
Author

Não existe uma forma automatica de limpar estas licenças.

Acredito que deva ser revisto qual a licença ideal para atender esta sua necessidade, creio que a named cal atenda perfeitamente este problema (mas acredito que a diferença de valor entre elas é o que dificulta esta troca rs)

Abraços

Not applicable
Author

Realmente, dificulta mesmo hahahha....

É vou tem que me entender com meu chefe agora, ou compramos mais licenças ou fica dificil.

Not applicable
Author

O que eu acho valido, é você expor este seu problema de licenças com a rede Qlikview que você tem contato para verificar qual a melhor solução e o tipo de licença.

Existe além da Document Cal e Named Cal, a Session Cal, mas esse tipo de licença não sei como funciona pois nunca utilizei.

erichshiino
Partner - Master
Partner - Master

A session cal atenderia essa necessidade. Ela não é definida para um usuário, mas fica disponível no servidor.

Quando um usuário sem licença nomeada ( seja named cal ou document cal) tenta acessar o servidor e uma session cal está disponível, ela é atribuída ao usuário.

Esta licença fica atribuída ao usuário até que ele saia do QlikView. Entretanto, há um período mínimo de 15 minutos que ela fica associada ao usuário.

Por exemplo, usuário A não tem licença nomeada e pega a session cal e saí em 10 minutos. Como a licença fica alocada por 15 minutos, ela ficará mais 5 minutos bloqueada.

Caso o usuário fique 15 minutos ou mais, assim que ele sair a licença ficará disponível para o próximo usuário.

Abraços,

Erich

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Importante ressaltar que está licença somente pode ser aplicada a um servidor com licenciamento Enterprise Server.

Saudações,

Pablo

Not applicable
Author

Boa noite, verifiquei no nosso contrato que temos 10 named Call e 30 Document Calls, estou fazendo uma analise de quem tem mais acesso para atribuir os named calls, assim imagino que vai dar certo o numero de licenças.

Obrigado a todos

Not applicable
Author

Carlos,

O que você pode fazer, é criar um novo cenário unificando os outros dois e liberar as Document Call's deste novo cenário somente para os usuários que necessitam visualiar os dois antigos.

É claro que deve-se respeitar as regras de negócio de cada cenário.