Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
leandroalves
Contributor II
Contributor II

Duvida sobre Mapas

Bom dia! 

Sera o primeiro Qlik que estarei criando utilizando mapas e gostaria de tirar algumas duvidas.

Primeira duvida: preciso importar uma tabela com os estados e suas localizações ?

Segunda duvida: preciso importar uma tabela com as cidades e suas localizações?

Se sim, alguém teria esta planilha com as localizações para disponibilizar?  E também um vídeo ou um tutorial sobre este assunto?

Desde ja agradeço a atenção.

2 Replies
Pedro_Ribeiro
Contributor III
Contributor III

Boa tarde Leandro.

Dá pra fazer aplicações onde informações como nome do Estado (ou apenas sigla da UF) ou nome da cidade fazem parte do dataset, sem ter que carregar tabelas extras apenas com nomes e informações de latitude e longitude, etc.

Você não precisa importar uma tabela somente com estes dados, mas você precisa que os nomes de cidades e estados, estejam inseridos no Dataset que irá trabalhar (isso é lógico, mas é bom frisar). O que acontece é que nem sempre o Geoanalytics apresenta o dado da maneira esperada, e por isso importar as tabelas pode ser útil, mas você também pode realizar correções pontuais se optar pelo formato nativo. 

Abaixo, deixo um exemplo de como apresentar informações no mapa, sem carregar tabelas extra com informações de estados e cidades.

Na camada de pontos, em dados, inserir o campo de nome da cidade/município.

c1m.png

Ainda na camada de pontos (cidades),  em localização inserir como Campo de Localização o campo de cidade/município e em país inserir 'Brasil'.

c2m.png

Já na camada de área, insira o campo da UF ou do nome do Estado na dimensão, e em localizações, informar a UF ou estado para localização e 'Brasil' como país.

tela.png

O Qlik Sense já reconhece o estado (camada de área) e as cidades na camada de ponto. Desvantagem: ao selecionar um determinado estado, algumas cidades acabam aparecendo em outro local, fora da área correta, o que pode demanda uma correção manual dos casos. 

Espero que isso ajude.

leandroalves
Contributor II
Contributor II
Author

Muito Obrigado!