Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
jeanlipes
Contributor II

Erro no totalizador

Boa tarde pessoal...

estou com um problema no totalizador de algumas consultas...

Exemplo: na Imagem abaixo aparece o totalizador da coluna em 741, mais se somar todos os valores qua aparecem no relatório nesta coluna tem 1030.

Minha formula nesta coluna é +- isso:

SUM(TOTAL) / COUNT( DISTINCT PRODUTO)

Tags (1)
18 Replies

Re: Erro no totalizador

Essa gráfico é uma tabela dinâmica?

Se não:

basta alterar o Modo Total (localizado na aba expressões do gráfico) para soma de linhas

Se sim:

Precisa utilizar a função AGGR para que o total seja a soma das linhas (por padrão a tabela dinâmica, para o total, refaz a conta sem considerar nenhum dimensão), segue um exemplo:

SUM(AGGR(SUM(TOTAL) / COUNT( DISTINCT PRODUTO), DIMENSAO1,DIMENSAO2))

PS: você deve passar todas as dimensões que estão no gráfico no lugar de DIMENSAO1, etc.

jeanlipes
Contributor II

Obrigado pela resposta...

Estou utilizando uma tabela dinâmica sim,

e minha conta está assim:

SUM({$< CAMPO1 = , CAMPO2 =, CAMPO3=, CAMPO4=  >} TOTAL_QTD_VALOR)  /  count({$< CAMPO1 = , CAMPO2 =, CAMPO3=, CAMPO4=  >} distinct QTD_PRODUTO)

Não entendi aonde utilizo ou o que é esse ,DIMENSAO1,DIMENSAO2))

No lugar do DIMENSAO1, DIMENSAO2.. você coloca o nomes dos campos que estão na dimensão de seu gráfico.

Você substitui sua atual expressão pelo exemplo que te passei. Seria algo do tipo:

SUM(AGGR(SUM({$< CAMPO1 = , CAMPO2 =, CAMPO3=, CAMPO4=  >} TOTAL_QTD_VALOR)  /  count({$< CAMPO1 = , CAMPO2 =, CAMPO3=, CAMPO4=  >} distinct QTD_PRODUTO),DIMENSAO1,DIMENSAO2))

jeanlipes
Contributor II

Pois é, o problema é que ao utilizar a dimensão ele vai me trazer apenas quando tiver dados na coluna '%' e eu tenho que ter os dados de todas as colunas....

Na imagem abaixo a coluna Meta é a que está dando problema com o totalizador...

e na ultima coluna estou utilizando o AGGR do exemplo que você passou acima...

Posta uma app com exemplo de seus dados para poder lhe ajudar melhor

jeanlipes
Contributor II

Se eu colocar como tabela simples e selecionar o modo total como soma ele funciona e traz os 1030...

O problema é que não posso utilizar uma tabela simples...

Sim, isso ocorre porque tabela dinâmica não possui a opção de alterar o "Modo Total", o totalizador da tabela dinâmica sempre realizará o cálculo informado sem considerar nenhuma dimensão.

Coloque um exemplo de seus dados para podermos auxia-lo melhor, somente com a figura não tenho como entender o que pode estar dando errado na expressão que te enviei.

jeanlipes
Contributor II

Infelizmente não poderei postar aqui, a empresa não permite....

Mais até agora  não achei nada...

Vou montar um exemplo qualquer e te envio