Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

ErrorMsg: [Oracle][ODBC][Ora]ORA-01843: not a valid month

Bom dia,

Recentemente fizemos uma nova instalação do Oracle e a partir dai em duas view começou dar o seguinte erro. "ErrorMsg: [Oracle][ODBC][Ora]ORA-01843: not a valid month".

Verificamos o formato da data e alteramos  de portugueses para EUA e vice versa.

Desabilitei todos os campos da view e também deixei só um campo que não faz referencia nenhuma a data, o erro continuou.

Dentro do Oracle temos varias view e somente umas 4 view esta com esse problema, funcionava perfeitamente ate o momento da troca para o novo servidor, mesma versão Oracle 11g, ao rodar a view no MySql não apresenta erro, alterei o formato  de Trunc para To_date e refiz a view e nada.

Alguém tem alguma dica para sanar este problema ?

         

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Desculpe, não me expressei direito.

A linguagem que me refiro é a linguagem de interpretação de texto ou datas, por exemplo: o banco de dados espera os dados em um formato no padrão americano e o seu modelo de dados esta em pt-br ou outro formato.

SQL> Select * from nls_database_parameters; 

 

PARAMETER                      VALUE 

------------------------------ ---------------------------------------- 

NLS_LANGUAGE                   AMERICAN

View solution in original post

6 Replies
nicolett_yuri

É erro de linguagem mesmo, verifique qual a linguagem esta trabalhando a sua base de dados e deixe a mesma configuração em seu conector ODBC

Not applicable
Author

Ola Yuri , desculpe mas não entendi sobre a mesma linguagem,  seria o driver OBDC para o Oracle 11g ?

A Linguagem do banco é MySql.

nicolett_yuri

Desculpe, não me expressei direito.

A linguagem que me refiro é a linguagem de interpretação de texto ou datas, por exemplo: o banco de dados espera os dados em um formato no padrão americano e o seu modelo de dados esta em pt-br ou outro formato.

SQL> Select * from nls_database_parameters; 

 

PARAMETER                      VALUE 

------------------------------ ---------------------------------------- 

NLS_LANGUAGE                   AMERICAN

nicolett_yuri

Verifique essa questão de linguagem também nas configurações do conector ODBC

Not applicable
Author

Yuri deu certo sua dica, na nls_instance_parametes, no parâmetro   nls_date_format  estava com valor nulo.

Como solução foi criado uma trigger que passa o formato da data na sessão do usuário.

Obrigado

nicolett_yuri

Perfeito!!