Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Especialização em Business Inteligence

Bom dia, pessoal estou querendo começar essa pós que segue o link abaixo.

http://www.inf.unioeste.br/pos/tbi3/

Por sorte já moro na cidade de Cascavel onde é o campus da Unioeste.

Na opinião de vocês vale a pena fazer uma pós-graduação na area ou investir esse pagamento em cursos mais objetivos ?

Obrigado.

5 Replies
matzenbacher
Creator II
Creator II

E ai Carlos,

Na minha opinião ambos são importantes, mas pode crer que uma pós é muito reconhecida no mercado, eu pretendo fazer. Também acho que depende do estágio que você se encontra na sua carreira, se ainda falta muito conhecimento técnico, um bom curso focado é bem vindo também.

abs.

aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Fala Carlos, tudo bem?

Dei uma olhada nas matérias e concordo com o que o Kaauan disse, depende de qual o seu nível de conhecimento, pois pelo que eu vi, as matérias estão bastante a desejar para uma pós, algumas delas você encontra facilmente, grátis na internet, então, se a itenção da pós é realmente ter um diferencial de mercado, para quem trabalha com análise de informação é necessário conhecimento de negócio, não de técnicas de BI.

Estudar Data Mining e CBR é um diferencial importante para trabalhar com análise de informação, NUNCA estude somente ferramentas, soluções, estude METODOLOGIA, como o próprio nome diz, estude os métodos de fazer as coisas, pois muitas ferramentas usam o mesmo método, outras tentam distorcer o método (Microsoft é mestre nisso. Rsrsrs...), mas conhecer "o porquê" das coisa é o grande diferencial.

Uma pos é grande diferencial e o mercado de trabalho exige isso, a minha eu fiz em Gestão de TI, entre outras matérias de projetos tive 24h na matéria de "Uso estratégico da informação", sem dúvida a melhor matéria que tive, coloquei o link abaixo para você ter uma referencia...

http://www.opet.com.br/pos-graduacao/cursos/pos-graduacao-gestao-de-ti.asp

A grande carência na área de BI não é de técnicos, isso até encontramos bastante, o que é difícil é um bom técnico com conhecimento de negócio, ou seja, profissionais que saibam o que analisar, pois as pessoas que estão a frente das empresas, estão muito focados nas metas e resultados do negócio, precisam de alguém que saiba analisar as informações estratégicas para potecializar esses negócios, pois eles "não tem" tempo para fazer isso.

Já escrevi demais... Rsrsrsrs...

Grande abraço e bons estudos!

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)
matzenbacher
Creator II
Creator II

Concordo com o Aderlan, são ótimas observações, sem duvida, conhecimento de negocios nesta area é um grande diferencial, porem é claro, precisa  saber colocar tudo em bytes, se não de nada vale pra um consultor de BI.

mas é isso.

Boa sorte na carreira.

abs.

Not applicable
Author

+1

Not applicable
Author

Essa parte de negocios é complicada mesmo, eu estou fazendo o projeto de BI Financeiro aqui na empresa, oque existe de termos nos titulos não é brincadeira não, tenho sempre que tirar duvidas com o pessoal do dpto financeiro daqui.