Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Estrutura de tabelas e desempenho em relatório QlikView

Prezados

estou utilizando o QlikView faz dois meses, desde então tenho tido resultados significativos perante minha experiência em ferramentas similares de mercado. Porem, me deparo em certas situações que de acordo com os filtros e o montante de dados há uma consideravel demora de retorno do Qlikno resultado e nesse hiato a tela fica em branco.

Pois bem, para explicar com mais detalhes eu costumo trazer os dados já homologados e montados em uma tabela desnormalizada.

O que torna a carga e a dinâmica extremamente rápida, mas quando utilizo formulas, por exemplo para compor um gráfico ABC ele ocorre o problema mencionado acima, pois recalcula tudo de acordo com os filtros checados.

Assim, minha pergunta é, estou fazendo certo? Há alguma premissa de melhores métodos?

Conto com o apoio de todos.

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

" pois recalcula tudo de acordo com os filtros " sim, o engine do Qlik recalcula todos os objetos de acordo com a seleção, mas tem um potente mecanismo de cache.

Melhores práticas existem várias dicas, aqui mesmo na comunidade você pode encontrar

Best Practices in Data Modeling.pdf

Best Practices for Data Modelling

Além da modelagem dos dados algumas dicas de expressões:

  • Evite usar na mesma expressão valores de duas tabelas. Ex.: Sum(Qtd * Valor) onde Qtd estiver em uma tabela e Valor em outra.
  • Procure utilizar flags pré-calculados em script para identificar suas regras de negocio
  • Tente mais de uma solução para cada problema
  • Vários outros que pode achar aqui na comunidade

View solution in original post

2 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

" pois recalcula tudo de acordo com os filtros " sim, o engine do Qlik recalcula todos os objetos de acordo com a seleção, mas tem um potente mecanismo de cache.

Melhores práticas existem várias dicas, aqui mesmo na comunidade você pode encontrar

Best Practices in Data Modeling.pdf

Best Practices for Data Modelling

Além da modelagem dos dados algumas dicas de expressões:

  • Evite usar na mesma expressão valores de duas tabelas. Ex.: Sum(Qtd * Valor) onde Qtd estiver em uma tabela e Valor em outra.
  • Procure utilizar flags pré-calculados em script para identificar suas regras de negocio
  • Tente mais de uma solução para cada problema
  • Vários outros que pode achar aqui na comunidade
Not applicable
Author

Obrigado pela dica, não sabia desse contexto, ontem mesmo estava me batendo exatamente em uma situação dessas de cálculos.