Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jamirjunior
Creator
Creator

Etapa de transformação

Olá pessoal!

Tenho uma planilha em excel com nome de departamento:

- Departamento de Informática

- Depto. Informática

- Dept. de informatica

Qual é a melhor forma de transformar esses 3 em 1 só departamento?

Vi que tem assistente, qual delas usar? ou existem outras formas?

Obrigado

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Utilize um mapa com as variações

Mapa :

Mapping Load * inline [

De, Para

Departamento de Informática, Informática

Depto. Informática, Informática

Dept. de informatica, Informática

];

Map SeuCampo using Mapa;



https://help.qlik.com/en-US/qlikview/12.1/Subsystems/Client/Content/Scripting/ScriptPrefixes/Mapping...

View solution in original post

6 Replies
mauroponte
Creator II
Creator II

Jamir,

Essa questão de nomes duplicados so existe com o departamento de informática?

Se for voce pode colocar no load para o campo departamento o seguinte:

if(departamento<>'Departamento de Informática','Departamento de Informática',[Departamento]) as Departamento;

Dessa forma quando o departamento for Depto. Informática ou Dept. de informatica será alterado para Departamento de Informática.

Em tese isso resolveria.

Mas minha duvida é, existe algum outro campo na tabela de Departamento que identifique cada departamento? Tipo um campo de código? Se existe qual desses campos é o campo chave com outras tabelas, como as tabelas fato?

jamirjunior
Creator
Creator
Author

Então, departamento de informatica foi só um exemplo existem outros. Poderia até fazer com if ou case, porque são apenas 107, mas pensei que o assistente pudesse ajudar. Não existe outro campo para identificar. O objetivo é que esse campo departamento seja o vinculo com as outras tabelas.

mauroponte
Creator II
Creator II

Jamir, nas demais tabelas relacionadas os nomes tambem estão duplicados ou triplicados?

jamirjunior
Creator
Creator
Author

Sim, estão duplicados.

mauroponte
Creator II
Creator II

Jamir,

Nesse caso o que eu posso sugerir é que voce utilize a planilha de departamentos para fazer um de-para.

Crie uma segunda coluna com o nome que voce quer para cada departameto os quais serão utilizados nos filtros e dimensões de graficos e tabelas, e mantenha o campo original para as chaves com as demais tabelas. Acredito que dessa forma seja menos trabalhoso para voce tratar a informação, já que se trata de um campo texto e sem um padrão que possibilite algum tratamento geral atraves das funções do QV.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Utilize um mapa com as variações

Mapa :

Mapping Load * inline [

De, Para

Departamento de Informática, Informática

Depto. Informática, Informática

Dept. de informatica, Informática

];

Map SeuCampo using Mapa;



https://help.qlik.com/en-US/qlikview/12.1/Subsystems/Client/Content/Scripting/ScriptPrefixes/Mapping...