Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
mdfernan
New Contributor III

Exibir média do Trimestre quando dimensão estiver contraída

Olá pessoal,

boa tarde!

Dei uma pesquisada mas não encontrei nada semelhante.

Tenho uma dimensão de períodos, e agrupo numa determinada soma de vendas, o valor por trimestre.trimestre.PNG.png

O que eu gostaria de saber se é possível seriam duas coisas:

1. Ao invés de aparecer a soma do trimestre, quando este está contraído,

eu precisava que ele demonstrasse a média do trimestre..

2. Nos departamentos que ainda não existiam em um determinado mês,

ou que fecharam, fazer a média somente pela quantidade dos meses que

tiveram vendas, isto é, se o departamento vendeu somente em fevereiro e

março no 1º Trim, ao invés de calcular e exibir a média do trimestre, calcular somente pela

quantidade de meses que o departamento teve vendas (se não teve vendas é porque ou

ainda não existia ou pq fechou).

Desde já obrigado!

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rvsilvestre
Contributor III

Re: Exibir média do Trimestre quando dimensão estiver contraída

Se você simplesmente pegar essa sua soma e dividir por um count(mes) ou count(distinct mes) ... Você não chega nesse resultado? Pois quando a tabela estiver toda expandida , o count(distinct mes) = 1 ... trazendo o mesmo valor ja da sua expressão... quando estiver contraído o trimestre count(distinct mes) = 3 ou quantidade de meses que tiver vendas daquele departamento.

1 Reply
rvsilvestre
Contributor III

Re: Exibir média do Trimestre quando dimensão estiver contraída

Se você simplesmente pegar essa sua soma e dividir por um count(mes) ou count(distinct mes) ... Você não chega nesse resultado? Pois quando a tabela estiver toda expandida , o count(distinct mes) = 1 ... trazendo o mesmo valor ja da sua expressão... quando estiver contraído o trimestre count(distinct mes) = 3 ou quantidade de meses que tiver vendas daquele departamento.