Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulokpk
Creator
Creator

Exibir o conteúdo de um campo de forma decrescente

Bom dia Prezados,

 

Eu tenho um painel com um campo discussão onde este campo é um campo memo. 

Fui indagado hoje porque este campo está ficando muito grande e é necessário usar uma barra de rolagens para exibir o conteúdo do campo com a informação mais importante ao final da discussão onde são apresentados as últimas inteirações. 

Minha sugestão foi tentar exibir o conteúdo do campo de forma decrescente, ou seja, mostrar a última inserção de discussão no inicio do campo. (mostrar o conteúdo apenas deste campo de trás para frente)

Isso é possível? 

segue em anexo o print do campo.

 

1 Solution

Accepted Solutions
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Espero que lhe ajude, meu amigo @paulokpk .

Subfield referenciando o -1 como parâmetro de busca da última string quebrada.

Se adequou bem ao seu modelo, pois, percebi que é separado por ponto e vígula o seu campo.

Segue exemplo e anexo:

temp:
LOAD * INLINE [
id |data | discussao
1 | 20/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3
2 | 21/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3; 4 Discussão 4; 5 discussao 5
3 | 22/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3; 4 Discussão 4; 5 discussao 5; 6 discussao 6; 7 Discussão 7; 8 discussao 8; 9 discussao 9
] (delimiter is '|');

NOCONCATENATE
final:
LOAD id, data, subfield(discussao,';', -1) AS discussao
RESIDENT temp;

DROP TABLE temp;

Resultado abaixo, pegou a última interação da minha tabela:

tiagocardoso_0-1598368824834.png

 

Espero que ajude.

Abraços.

View solution in original post

4 Replies
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Bom dia @paulokpk.

Consigo pensar em algumas alternativas baseado na sua descrição.

Você gostaria de substituir o 2 pelo 1? para que ele seja mostrado primeiro, pois foi a última interação, certo?

Se sim, eu gostaria de saber como esse campo é originalmente - se ele é contínuo assim ou é feito algum tratamento na carga (para saber se o melhor caminho vai ser a alteração via script ou dentro da aplicação).

Aguardo retorno!

Se possível anexe um QVF com dados semelhantes para uma devolutiva mais acertada para ti.

paulokpk
Creator
Creator
Author

Bom dia,

 

Esse campo é um campo de discussão que é alimentado no sistema Rm Totvs. 

É um campo memo que é atualizado sempre que alguém insere uma nova discussão. Normalmente uma linha nova de texto. 

Eu não fiz nenhum tratamento específico nele dentro do Qlik sense, inseri direto. 

 

paulokpk
Creator
Creator
Author

A empresa havia me pedido se existia uma forma de, apenas a última discussão ser mostrada, mas eu acredito que não há como exibir apenas a ultima discussão, por isso tive a ideia de exibir este campo em ordem decrescente, mas eu tb não sei se isso é possível.

 

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Espero que lhe ajude, meu amigo @paulokpk .

Subfield referenciando o -1 como parâmetro de busca da última string quebrada.

Se adequou bem ao seu modelo, pois, percebi que é separado por ponto e vígula o seu campo.

Segue exemplo e anexo:

temp:
LOAD * INLINE [
id |data | discussao
1 | 20/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3
2 | 21/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3; 4 Discussão 4; 5 discussao 5
3 | 22/08/2020 | 1 Discussão 1; 2 discussao 2; 3 discussao 3; 4 Discussão 4; 5 discussao 5; 6 discussao 6; 7 Discussão 7; 8 discussao 8; 9 discussao 9
] (delimiter is '|');

NOCONCATENATE
final:
LOAD id, data, subfield(discussao,';', -1) AS discussao
RESIDENT temp;

DROP TABLE temp;

Resultado abaixo, pegou a última interação da minha tabela:

tiagocardoso_0-1598368824834.png

 

Espero que ajude.

Abraços.