Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Expressão como Dimensão

Boa tarde,

Gostaria de saber se é possível transformar uma expressão em uma dimensão de um gráfico.

Tipo agrupar uma expressão e transforma-la em dimensão.

Por exemplo, imaginem uma tabela simples de vendas: Cliente, Periodo e Valor de Vendas.

Gostaria de contar a qtd de clientes agrupados pelo valor, onde as dimensões seriam:

Valor de Vendas até 10K,

Valor de Vendas até 20K,

Valor de Vendas até 30K

Valor de Vendas acima de 30K

Este é somente um exemplo simplificado, pois a expressao que tenho atual não é possivel transforma-la em dimensão no momento do script, pois um dos pontos, é que ela deve ser dinamica conforme as seleções.

É possível? Tentei com a expressão calculada e não deu certo.

13 Replies
marksouzacosta
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Uma observação no seus IFs: A função Aggr não está fazendo nada ai. Tente removê-las e veja o resultado. Deve dar o mesmo.

A função de Aggr deve ser usada com uma outra função de agregação. Exemplo:

Aggr(Sum(Sales), Product, Industry)

Retornar a soma de Sales agregada por Product e Industry



Get hooked on Qlik at qlikbait.net
marksouzacosta
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Não vejo porque mirabolar uma Dimension como essa sendo que poderiam ser Expressions. Lembre-se que Dimensions com Expressions tem um custo alto no processamento e devem ser evitadas.

Você poderia fazer um Straight Chart com o Período como Dimension e com várias Expressions, sendo cada Expression com a agregação que você quer fazer.

Caso você não queira usar nenhuma Dimension, você pode tentar algum tipo de Gauge Chart ou mesmo colocar caixas de textos na sua sua Sheet com essas informações.

Nota: use Set Analysis nas suas Expressions ao invés de IFs caso você tenta uma dessas alternativas.

Get hooked on Qlik at qlikbait.net
Not applicable
Author

Mark, é necessário sim o aggr para eu poder agrupar por uma dimensão, no caso produto, pois não vou ter mais nenhuma outra dimensão no gráfico, assim minha dimensão calculada retornaria somente o valor global da seleção atual.

E não poderia ser somente em expressão senão não teria o resultado abaixo. Minha expressão é o % de vendas.

Quanto aos IFs serem com set analysis, sim, perfeito.

Abraços e obrigado

marksouzacosta
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Uma outra forma de fazer o mesmo chart seria criar um Bar Chart sem Dimension - é, isso é estranho - com a configuração abaixo:

1 - Criar Bar Chart sem Dimension
2 - Adicionar uma Expression pra cada categoria, sendo que a formula seria aproximadamente:

Count({<$(V_IDADE) = {"<=12"}>} TOTAL <PRODUTO> ContadorDeVenda)/Count(ContadorDeVenda)

Count({<$(V_IDADE) = {"<=24"}>} TOTAL <PRODUTO> ContadorDeVenda)/Count(ContadorDeVenda)

Count({<$(V_IDADE) = {"<=36"}>} TOTAL <PRODUTO> ContadorDeVenda)/Count(ContadorDeVenda)

Count({<$(V_IDADE) = {">36"}>} TOTAL <PRODUTO> ContadorDeVenda)/Count(ContadorDeVenda)

3 - Ir na aba Number do Bar Chart e configurar a formatação dos números para exibir como %

Nota 1: nesse caso eu acho que não precisa usar o TOTAL <PRODUTO> mas eu teria que testar pra ter certeza.
Nota 2: eu não sei o campo que você está utilizando para contar as vendas, no meu caso eu coloquei o pseudo campo ContadorDeVenda.

Abraço

Get hooked on Qlik at qlikbait.net