Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
paulinhok14
Contributor

Expressão não considera dimensão em tabela dinâmica

Pessoal bom dia!

Estou tentando fazer uma média ponderada em uma tabela dinâmica e a expressão não obedece as dimensões da tabela, os valores se repetem para todos os Clientes, exemplo do problema:

media cliente.png

A expressão que utilizo pra calcular a média ponderada é:

=sum(total {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification) * Core, Core ) ) /  sum(total {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification), Core ) )

Em outro objeto de texto, a expressão funciona perfeitamente e ao aplicar os filtros de Customer os valores são recalculados lá.

Inclusive, se eu filtrar algum cliente, o valor exibido na tabela é o correto, exemplo:

valor correto.png

Eu tentei incluir a quebra na expressão através de <[Customer Name]> na frente do identificador TOTAL da função sum, assim a expressão fica:

=sum(total <[Customer Name]> {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification) * Core, Core) ) /  sum(total <[Customer Name]>   {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification), Core) )

Porém desta maneira, alguns valores ficam nulos e outros clientes apresentam valores que não fazem sentido, como mostra a foto abaixo, alguma sugestão em onde eu estou errando?

com customer name.png

Em adendo, gostaria também de fazer um cálculo de desvio padrão dessa média ponderada, os conceitos a serem aplicados são os mesmos da solução pra esse problema?

1 Solution

Accepted Solutions
paulinhok14
Contributor

Re: Expressão não considera dimensão em tabela dinâmica

Pergunta respondida em outro fórum:

Expression not considering dimensions in Pivot Table

4 Replies
ftataides
New Contributor II

Cara eu não sei se vai te ajudar, mas quando eu precisei fazer uma média ponderada no sense eu utilizei a seguinte expressão:

Sum({<Year={$(=Max(Year))}>}Prazo*Receita)/Sum({<Year={$(=Max(Year))}>}Receita)

Onde meu objetivo era identificar o prazo médio ponderado nas vendas de acordo com o período filtrado.

Não sou expert no assunto, mas talvez a formula possa lhe servir de inspiração para resolver seu problema. rs

paulinhok14
Contributor

Flávio obrigado pela resposta!

Teoricamente estamos utilizando o mesmo método de cálculo, onde vc faz Prazo*Receita / Receita, eu faço Count(Notification)*Core / Count (Notification).

A diferença entre nossas expressões está no set analysis onde vc coloca como premissa que o cálculo seja feito em cima do maior valor de Ano, e no meu set tenho um validador pra pegar Cores positivos.

Tentei fazer algumas readaptações pra testar mas não deu certo

Ainda assim obrigado pela ajuda!

Aproveitando o gancho, você calculou o desvio padrão?

ftataides
New Contributor II

Bom dia Paulo, não calculei brother.

paulinhok14
Contributor

Pergunta respondida em outro fórum:

Expression not considering dimensions in Pivot Table